terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Árvore de Natal!!!
Obs: Dia 21 de Dezembro, ECLIPSE LUNAR TOTAL,LUA CHEIA!!Veja mais aqui!
Aproveite a música de fundo,ficará no Blog LUZ até a próxima fase Lunar!
Voltando ao assunto...
Acho que todos gostam de uma linda e bela árvore de Natal, com suas luzes brilhantes( simbolizando as estrelas),bolas (significa bons frutos), como muitas que vi nas casinhas que visito!!!
Famílias ao redor da árvore confraternizando e montando, colocando peça por peça...é realmente Um Momento Mágico!!!
Usei a imagem do Shopping Tacaruna
, porque esse Ano não montei a árvore de natal, só espalhei alguns piscas pela casa, he,he,he...
Como nasceu a Árvore de Natal?
Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades imaginárias, mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a Mãe Terra.
Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.
Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos. Algumas famílias judias da América do Norte adotaram o arbusto do Chanucá (festa judaica comemorada próxima ao natal), numa espécie de sincretismo com a árvore de natal cristã.
Fonte: Wikipédia
Tenham um Dia Brilhante!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá minha querida!
ResponderExcluirMeu filho adora assistir aos eclipses :)
É muito saber destas pequenas curiosidades não é? Eu gosto :)
A minha árvore, infelizmente, tive de arrumar, a minha "pimentinha" já estava a fazer muita arte com ela e antes que eu ficasse sem árvore para o ano que vem, guardei!
Ai estas crianças...
Um beijinho grande minha querida e que estejas a passar esta quadra de Natal com muita Paz :)
Olá Patricia,
ResponderExcluirToda Lua Cheia eu faço um ritual, admirar, admirar...!!!
Eclipse Lunar é FANTÁSTICO, amo toda manisfestação da NATUREZA!!!
Desmontou a árvore? Que pena, mas se sua pimentinha estava fazendo arte, foi melhor para segunça dela e conservação de sua árvore,rsrsrs!!!
Muita Luz e um Natal com muita Paz!!!
Olá adorei o post, também como os antigos gosto de montar a árvore com seus significados, a ligação com aterra e os frutos que nos oferecem.Beijos de sol para te iluminar
ResponderExcluirRoberta, vim agradecer sua visita. Não tinha conhecimento de como as árvores de natal surgiram, acho um simbolo bonito e utilizo-a em minha casa. Achei interessante essa ligação entre a terra e o céu.
ResponderExcluirOlá Borboleta, também quando arrumo a minha procuro colocar nela seus significados...
ResponderExcluirBeijinhos Iluminados!!!
Seja Bem Vinda Denise,
Que bom trazer essa informação a você!
Muita Luz!!!
Oi Roberta!
ResponderExcluirSou uma admiradora dos eclipses lunar... sou mais fã da lua do que do sol... vou conferir nesta noite!
E legal saber a história da árvore de natal; confesso que a minha já tem mais de 7 anos... dizem que não é bom ficar muito com uma árvore só... mas, a minha é daquelas que tem olho, boca e canta... ahhh, não tem como desfaze-lá, né!? É tão lindinha e engraçada.
Quero aproveitar e lhe desejar um Feliz Natal e tudo de bom pra vc e sua família em 2011. Boas Festas!!!
Bjks
Olá Andréia, infelizmente o eclipse passou... e foi lindo...com um eclipse lunar total perfeitamente visível aqui em Recife, mas estamos no Solstício de Verão(o dia é mais longo que a noite), então minha linda aproveite a LUA CHEIA hoje!!!
ResponderExcluirUm Feliz Natal e que 2011 Seja de Paz,Amor, Harmonia, Sucesso e Abundância para você e toda sua família!!!
Muita LUZ!!!