quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bem-te-vi

Em praticamente todas as escolas esotéricas , as aves apresentam significados simbólicos importantes.
Para a tradição hindu, elas representam estados superiores do ser. No Egito, o falcão simbolizava o deus Hórus, e a íbis, o deus Thot.
O pássaro, como todo ser alado, é emblema da espiritualidade e da alma humana.
Nas escolas místicas representam, também, hierarquias angelicais, espíritos ou forças espirituais, geralmente destinadas a auxiliar o homem.

Na alquimia os pássaros simbolizam as energias em atividade; voando em direção ao céu, expressam a fase alquímica da sublimação e a volatização; descendo para a terra, a fase da condensação e precipitação; os dois símbolos unidos numa mesma figura representam o processo de destilação.


Os pássaros, por sua capacidade de viver na terra e nos ares, apresentam também um outro significado simbólico de tipo universal: são considerados "mensageiros dos deuses", intermediários capazes de estabelecer uma ponte entre o céu e a terra.
Era uma Vez...
Lenda do Bem-te-vi: A Princesa Asteca
Há milhares de anos atrás vivia , na América Central , uma linda princesa asteca . Segundo a lenda nenhuma criatura poderia vê- la nua tomando banho , pois se isto acontecesse seria o fim daquele império .
Sempre quando ela ia banhar – se nos rios , a feiticeira da tribo ia afastando todos os animais de perto . Porém havia um pássaro cujo sonho era ver a princesa despida e sempre era difícil para a bruxa retirar aquela ave da floresta .
Um certo dia , este animal escondeu – se numa árvore de um jeito que a feiticeira não percebesse . Quando a princesa despiu – se e entrou na água , o bicho saiu do esconderijo e gritou:
- Bem – te- vi !
- Bem – te- vi !
Um dia depois os invasores espanhóis massacraram o império asteca .
Fonte: Xamanismo.com.br

18 comentários:

  1. Que visão legal essa de que os pássaros são mensageiros e fazem ponte entre o céu e a terra... faz sentido e é bonito... Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais e os adoro ver!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. sempre que ver agora os Bem te vis tomando banho na piscina aqui do prédio ou no açude da minha Querência, vou me lembrar...e olhar para os lados para ver se vejo alguma princesa se banhando no imaginário.

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberta
    Todas as manhãs um bem ti vi, canta próximo a minha janela. Já tentei fotografá-lo mas ele voa.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Que história interessante!
    Gostei muito.

    Um dia iluminado Roberta
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Namastê!

    ♥ Mariana, nos esotéricos damos este significado para os pássaros, suas penas também tem um simbolismo, em breve farei um poster sobre este tema!!!

    ♥ Chica, lindo os pássaros, passo horas observando voar, é belo...

    ♥ Remall, risos, quando ver ou ouvir um Bem-te-vi, procure a princesa!!!

    ♥ Wanderley, este Bem-te-vi, canta todas as tardes na frente do meu quarto, vem ele e um amigo ou namorada!!!

    ♥ Ana, que bom que gostou da lenda!!!


    Obrigada pela presença de todos!!!
    Tenham uma Abençoada Quarta!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:40 AM

    Rô,
    Saudades de vc!
    Que delicia de post, aqui em casa, ou melhor na região tem todo típo de pássaro, é engraçado porque é uma área com predios mas como sobraram muitas arvores eles ficam a toda, é uma delicia acordar de manhã e ouvi-los felizes da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Roberta,
    Passei aqui para agradecer as palavras carinhosas que vc registrou ontem bo Blog Projetando Pessoas, da Sandra Portugal, a meu respeito! Fiquei muito feliz.Obrigada, mesmo!!!
    Beijos e uma excelente quarta-feira!!!!

    http://alemdasnuvens2011.blogspot.com
    http://amadeirado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Roberta querida vim correndo te desejar um lindo dia, muita luz e paz no seu coraçao.
    Volto para ler o texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12:50 PM

    Bem-te-vi, bem-te-vi. E adorei o que vi, por meio do post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Xiii, acabou mal essa lenda.

    Gosto tanto da foto que colocaste. Pelo que percebi foste tu que a tiraste. Está linda!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Me atualizando.
    É uma delícia o canto do bem-te-vi
    Xeros pra você Ro!

    ResponderExcluir
  13. Olá Roberta!!

    Mas que nostalgia!!!
    Tantas saudades que eu tenho do cantar deste pássaro, nossa!!
    Passei a infância a ouvi-lo e já conhecia história da lenda :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:49 PM

    Oi Roberta!!! Eu não conhecia esta lenda, mas meu pai contava uma história, de seu tempo de criança: meu avô, não gostava que os filhos fossem tomar banho de rio, mas sabe como é menino, né? Iam escondidos mesmo!! Estava lá, a toar banho no rio Verde, quando vinha meu avô a cavalo, e colocava a turma pra correr na frente... rsrsrssss e um bendito Bem - te -vi ficava a cantar do alto da árvore. Meu tio, que era mais novo, acreditava que era ele quem contava das artes dos meninos pro meu avô!!
    Beijos!!!
    Sempre tem vários que cantam aqui, perto da minha janela!! E eu adoro!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Queridos Amigos Agradeço a presença de todos!!! Fico imensamente feliz por terem gostado do canto e do poster!!!

    P.s:
    * Lena, prazer foi meu participar comentando o evento e de sua entrevista que nos deu oportunidade de lhe conhecer mais!

    * Mafalda,todas as imagens que levam o carimbo do Blog Luz são de minha autoria!
    Obrigada querida!!!


    Beijinhos Iluminados a todos!!!
    Bem-te-vi Aqui!!!

    ResponderExcluir
  16. Amo os pássaros...eles dão graça à vida...

    E que história mágica e triste...

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Anônimo11:58 PM

    Bem serto dia eu e minhas amigas estávamos no semiterió quando um bem te vi pousou em uma cruz e lá ficou nos observando por horas!! Isso de serta forma nos assustou e logo depois ficou claro q era uma especie de aviso para q saisemos já de lá. pois coriamos perigo !

    ResponderExcluir
  18. Justo hoje encontrei um Bem te vi na calçada, Ele stava com o biquinho aberto, me apoximei e ele não fugiu. Pensei, não posso deixa-lo aqui, alguém pode machuca-lo. Para meu espanto, ele não se afastou quando me aproximei. Fiz carinho na cabecinha dele. Foi quando então ele bateu as asas e voou pousando sobre minha cabeça.caminhei com a mão sobre ele alguns metros e segurei=o com as duas mãos até um pequeno jardim no meu prédio. Coloquei-o perto das plantas. Ele descansou e voou para uma árvore. Foi incrível!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!