segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alongar!!


Gosto muito de exercícios físicos, desde meus dois aninhos, olha que já faz tempo,risos... mas atualmente antes de qualquer modalidade faço meu Alongamento por no mínimo meia hora diária,são muitos os benefícios.

Os movimentos de girar, dobrar e alongar o corpo oferecem uma série de vantagens para a saúde, que vão desde a correção da postura, alívio de dores musculares, relaxamento até a liberação de "hormônios do bem-estar", como a serotonina.
Durante o alongamento, ocorre também uma massagem dos órgãos internos. A massagem do intestino, por exemplo, facilita o percurso dos alimentos ingeridos, enquanto que a movimentação do pâncreas colabora para o processo que ajuda na estabilização do açúcar no sangue.

O alongamento acalma o sistema nervoso ao liberar a tensão comprimida entre as camadas de músculos, ossos e articulações. Essa tensão, ao tornar-se crônica e manter-se no corpo por longos períodos de tempo, causa envelhecimento precoce e sensação de corpo pesado. Quando o cérebro relaxa por meio do alongamento corporal, reverte esse processo ao enviar sinais para que as células se renovem e faz com que nos sintamos mais vigorosos e joviais.

O ritmo de sua respiração se modificará para acomodar o corpo aos diferentes alongamentos e refletirá o estado de seu sistema nervoso. Por isso, é importante manter-se atento à respiração: se a freqüência se acelerar e não se estabilizar durante o alongamento, talvez você ainda não esteja pronto para esse exercício específico. Seu corpo sabe exatamente o que está lhe fazendo bem ou mal. Basta reconhecer esses sinais corporais e agir de acordo com eles.

Alongar-se é uma atividade tranqüila, relaxante e não competitiva. O superalongamento lhe dá liberdade para atuar segundo suas próprias orientações e sentir-se bem consigo próprio; relaxa os músculos e a mente. Explore mais o corpo e desenvolva todo o seu potencial ao desfrutar o alongamento e movimentos mais livres!!!

Fonte: Folha

Tenham uma Semana Tranquila!!!



10 comentários:

  1. Eu sempre fui muito preguiçosa para fazer exercício físico.

    Boa semana.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Joana,as vezes dá preiguiça, mas o alongamento é diferente vale a pena arriscar e tentar, garanto para você é muito bom!!!
    Beijinhos Iluminados!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem , dou um UP no comentário acima..."preguiçosa para fazer exercício físico"
    Esse ano estou mudando, já tomo chá verde, e estou fazendo exercícios físicos, levantando pesos, caminhando muito com Sophie, e noto que meu padrão de qualidade de vida tem aumentando significativamente.
    Também necessito de melhorar minha alimentação.

    ResponderExcluir
  4. Se tiver orkut ou msn, pode me add. Esta na pagina do Empório, aba Correio Mágico.

    ResponderExcluir
  5. Namastê!

    Olá Spooky, que bom que este ano tudo mudou para melhor, chá verde é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  6. É sim senhora, tens razão :)

    Pratiquei natação durante muitos e longos anos. Eu e os alongamentos TIVEMOS um relacionamento muito próximo.

    Mas ... quando chegam os filhos o tempo encurta e ficou cada vez mais difícil praticar. À cerca de uns 5 anos deixei a piscina e tenho muuuuuitas saudades.

    Entretanto, bastam os alongamentos pela manhã e antes do pequeno almoço para fazerem maravilhas pelo nosso corpo e mente.

    Beijinho grande!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Roberta. Bom estar aqui, conhecendo seu blog. E chego justamente num post sobre um assunto que me agrada muito. Sou sedentária, mas uma época fiz alongamento, entre outras atividades, e gostei tanto que dizia que devia ser obrigatório a todo cidadão. Que cada bairro deveria ter um galpão, aberto ao público, para que lá entrasse quem quisesse, em que hora do dia fosse melhor, e fazesse seu alongamento. Nada me dava mais satisfação! Eu saia da academia renovada.
    Prazer em conhecê-la!

    ResponderExcluir
  8. Pois eu, Roberta, só faço alongamentos depois das minhas caminhadas, de 5 kms, duas vezes na semana. Também eu era muito preguiçosa, para fazer desporto, mas desde que comecei as caminhadas, fiquei...tipo viciada! Rssss...Quando chove muito e não posso ir, fico muito ansiosa, como tem acontecido nas últimas semanas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica, já fzaz um tempinho que parei com os exercícios, fazia alongamento, local e musculação, mas agora... falta-me tempo rsrs
    Mas vou voltar, estamos nesta dieta super saudável né, o negócioo eé complementar com exercicios, meditação e tudo que nos faz bem.

    Bjbj

    ResponderExcluir
  10. Olá...

    Patrícia, natação é nota 1000, é um dos exercícios mais completos.
    Por isso a imagem beijando o golfinho né?!Rs...
    Posso imaginar que o cotidiano de uma mulher com filhos é diferenciado, as prioridades se tornam outras, mas fico feliz que apesar de tudo, você continua com o alongamento!!


    Lúcia, seja bem vinda, que bom que gostou do pôster, amei a idéia do Galpão com voluntários em cada Bairro!!!Volte Sempre!!!


    Fernanda minha querida, a cada dia me surpreendo(positivamente)com você, 10 kms Semanais é ótimoooo...!!O exercício físico traz o costume(vício), o corpo pede, mas é bom esse vício, pelo menos é saudável!!!
    Espero que a chuva amenize por ai, e você volte a fazer suas caminhadas...


    Eliane, tempo as vezes é problema sério, eu sou hiperativa, o dia para mim tinha que ter 28 hrs, kkkk...Força total com nossa dieta desintoxicante!!!


    Abraços Fraternos para todas!!!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!