A Mitologia Grega é fascinante, eu acho, sempre gostei de ler!!
A primeira estória que colocarei na gaveta é - Cupido e Psique.
A primeira estória que colocarei na gaveta é - Cupido e Psique.
Resumidamente:
Era uma vez...
Psique era uma jovem tão linda que Vênus (equivalente a Afrodite,a deusa do Amor e da Beleza) passou a ter ciúmes dela. A deusa deu ordens a Cupido para induzir Psique a apaixonar-se por alguma criatura de má aparência, porém o próprio Cupido tornou-se seu amante. Cupido a pôs num palácio, mas somente a visitava na escuridão e a proibiu de tentar vê-lo. Movidas pelo ciúme as irmãs de Psique disseram-lhe que ele era um monstro e iria devorá-la.
Certa noite Psique pegou uma lamparina e iluminou o quarto para ver Cupido adormecido. Excitada diante da visão de sua beleza ela deixou cair sobre Cupido uma gota do óleo da lamparina, e o despertou. Por causa disso o deus abandonou-a, ressentido pela sua desobediência. Sozinha e cheia de remorsos Psique procurou o amante por toda a terra, e várias tarefas difíceis lhe foram impostas por Vênus. A primeira delas foi separar na escuridão da noite as impurezas de um monte enorme de várias espécies de grãos, porém as formigas apiedaram-se de Psique e vieram em grande número para realizar a tarefa por ela.
E assim, por um meio ou por outro, todas as tarefas foram executadas, exceto a última, que consistia em descer ao Hades e trazer o cofre da beleza usado por Perséfone. Psique havia praticamente conseguido realizar a proeza, quando teve a curiosidade de abrir o cofre; este continha não a beleza, e sim um sono mortal que a dominou. Entretanto Júpiter, pressionado por Cupido, consentiu finalmente em seu casamento com a amante, e Psique subiu ao céu.
"Embora sem um templo, embora sem altar!"
A história de Cupido e Psique é, geralmente, considerada alegórica. Psique em grego significa borboleta como alma. Não há alegoria mais notável e bela da imortalidade da alma como a borboleta, que, depois de estender as asas, do túmulo em que se achava, depois de uma vida mesquinha e rastejante como lagarta, flutua na brisa do dia e torna-se um dos mais belos e delicados aspectos da primavera. Psique é, portanto, a alma humana, purificada pelos sofrimentos e infortúnios, e preparada, assim, para gozar a pura e verdadeira felicidade.
Nas obras de arte, Psique é representada como uma jovem com asas de borboleta, juntamente com Cupido, nas diferentes situações descritas pela fábula.
Milton refere-se à história de Cupido e Psique, na conclusão do seu "Comus":
"Seu filho, o deus Cupido, logo avança,
A linda amada, em transe, conduzindo,
Após tantos labores enfrentar;
Eis que, com a aprovação dos deuses todos,
Em sua esposa eterna há de torná-la.
E, de tal himeneu, irão dois gêmeos,
Juventude e Prazer, venturosos,
Muito em breve nascer; jurou-o Jove."
P.S:A origem da palavra Psicologia é o seguinte...Psyche, do grego, significa alma, e Logia, significa estudo. Então, Psicologia, Estudo da Alma.
Porém, nos dias de hoje a definição mais correta é o Estudo do Comportamento humano. O motivo desta mudança é que, a Psicologia veio da Filosofia (que se iniciou na Grécia), e os filósofos estudavam a alma, então com o tempo, vieram os psicólogos que de inicio estudavam o homem, se baseando principalmente na alma.
Fonte: Arnaldo
Dr. Kucca.
Imagens do Google.
Desejo a todos Bons Sonhos...!!!
Que post gostoso de ler Roberta.
ResponderExcluirA Mitologia Grega tem muitas histórias fascinantes.
Obrigada por compartilhar essa maravilha.
Bjs no coração!
Nilce
Olá Roberta, bom dia!
ResponderExcluirQue bela estória! Adoro todas as mitologias
gregas e esta então até mete Formiguinhas...rsrs!
Tenho mais um selinho para ti na minha Casinha,
passa por lá.
Beijinhos da Formiguinha
Namastê!
ResponderExcluirBom Dia!
Olá Nilce, amo de paixão a Mitologia Grega!!!
Formiguinha minha querida,parabéns e obrigada pelo carinho, já estou com o selinho!! Estou toda boba...rs
Beijinhos Mágicos!
Tenham todas um Dia Iluminado!!!