terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Povo Cigano.


O Povo cigano segue um lema muito conhecido:

" O Céu é meu teto, a terra minha pátria, e a liberdade é a minha religião".

Feiticeiros, andarilhos, artistas... Quem são os ciganos?
Qual é a sua origem?
Para onde caminham?

Muitos talvez nem imaginam que esse povo começou a imigrar da Índia por volta do século 16 a.c. mas, como uma cultura em constante fuga ao controle da história, existem mais versões do que fatos concretos.
É certo que eles passaram pelo Egito, Grécia, Irã, Ásia Ocidental, Romênia, e já no século 15 podiam ser encontrados por toda a Europa.
Perseguidos, excomungados, tachados de bruxos ou odiados pela sociedade que não conseguiam submetê-los, os ciganos sobreviveram graças as força da sua alma indomável. Força essa que não lhes faltava nem a beira da morte, quando aguardavam o extermínio com palmas e cantos.

Os ciganos chegaram ao Brasil no século XVII, como degredados ou enviados de Portugal para trabalhar como ferreiros e ferramenteiros. Os do grupo Kalon, foram os primeiros a chegar e marcaram a sua presença fortemente nesta terra.

Os ciganos não possuem pajés ou curandeiros, ou ainda um feiticeiro em particular, pois cada cigano e cigana tem seus talentos para a magia, possui dons místicos, sendo portanto um feiticeiro em si mesmo. Todo povo cigano se considera portador de virtudes doadas por Deus como patrimônio de berço, cabendo à cada um desenvolver e aprimorar seus dons divinos da melhor e mais adequada maneira.

Existem autores que citam que cada grupo cigano tem seu feiticeiro particular denominado kakú, porém isso pode variar de clã para clã, para alguns essa palavra significa apenas tio.

O ciganos não são politeístas. Adoram e veneram um só Deus, mas tais como vários povos viveram e vivem em estreito contato com a natureza, vêem as naturais manifestações desta como divindades. Assimilam dos astros do céu, abençoam e pedem bençãos à chuva, as águas dos rios, cachoeiras, às árvores das matas, respeitando os trovões, a força devastadora dos raios e o fogo, que aquece, protege e purifica.
Admiram os pássaros, as flores, os animais, toda a forma de vida que brota da natureza, pois entendem que todas são maneiras de Deus se revelar aos homens, sendo tratados portanto com carinho e respeito. Eles compreendem que o ar é energia vital, o elemento vivificante da vida e oram para que as ventanias, tufões e vendavais não destruam seus acampamentos e seus lares (tendas).

Não há uma religião típica cigana e sim, uma ligação muito expressiva com a mãe natureza e com o universo, eles seguem ciclos naturais, como as fases da lua e as estações do ano etc., com grande respeito e seriedade, um bom exemplo disso é a forte ligação que tem com a Kali, a Deusa Negra da Mitologia Hindu, ligação que se relaciona com o " Mistério das Virgens Negras" de Santa Sara – a Santa Padroeira dos Ciganos, que na visão cristã é Sara, serva de Jacobina, Salomé e Madalena ( as três Marias), que juntamente com José de Arimatéia, em fuga da Palestina, levaram consigo o Santo Graal, com destino à Bretanha, onde o deixaram em um mosteiro. O dia de Santa Sara é comemorado anualmente no dia 24 de maio, onde ciganos de todo o mundo festejam e oram para a sua protetora.

Percebe-se que a crença espiritual dos ciganos origina-se no xamanismo, assemelhando-se à Arte ou antiga Religião dos Druidas, da cultura Celta.
Os ciganos reverenciam a Lua Cheia como maior símbolo de ligação do Universo, dentre vários símbolos, um dos mais importantes sendo o "Pentagrama"- a estrela de cinco pontas – que demonstra os cinco sentidos da vida.


"Uma fogueira cigana faz a mente flutuar...
A lua madrinha no céu brilha iluminando os segredos que estão no ar.
A sombra vermelha se agita faz o corpo arrepiar pois sabe-se que a chama bendita faz a verdade triunfar.
As fagulhas se espalham com a brisa são como estrelas a gotejar.
O calor do fogo me embalar sinto a mente a mergulhar nas labaredas, imagens a se formar pessoas em torno de um outro fogo numa dança mais que milenar Descortinando mistério em baixo de outro luar o fogo invade a minha mente.
Sinto o meu ser incendiar pois sinto na energia amiga a Força para me guiar."

Fonte: Cultura Cigana

Tenham uma Noite Mágica!!!


14 comentários:

  1. Bem, quando era pequeno meus pais colocavam medo em mim sobre os ciganos, que passavam por nossa cidade. Hoje, entendo que são apenas mais um cultura, so que movel...afinal eles construiram seu conhecimento, cantigas,danças...

    ResponderExcluir
  2. Namastê,

    Saulo meu querido, fico aqui imaginando um Bruxo que na infância teve medo dos ciganos!!!Risos...
    Ainda bem que você ficou adulto e se informou!!

    Beijinhos Iluminados

    ResponderExcluir
  3. Meninaaaaaa, que encanto de blogg é esse.... Obrigada por passar la no meu espaço e me fazer conhecer o seu.
    Me senti em casa, essa busca sincretica q valoriza culturas, povos e credos e o q tenho priorizado depois de anos crendo no equivoco de possuir a verdade absoluta. MAIS UMA VEZ OBRIGADA! BJOS

    ResponderExcluir
  4. Roberta, quando leio esses textos tão poéticos sobre os ciganos, a minha vontade é perguntar, se quem escreveu contacta com eles, porque duvido!

    Os ciganos são pessoas que vivem à margem da nossa sociedade, considerando-se um povo sem obrigações, para com a mesma, mas com todos os direitos! Esta via de uma mão única, é condenável e parasitária.
    Lamento falar assim, mas esta é a realidade, bem diferente da literatura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberta!

    Tenho má impressão dos ciganos, aqui em Portugal
    têm má fama.

    Vai ter outro desafio para a Senhorita Roberta
    na minha Casinha:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  6. Namastê!

    Olá Dá, que felicidade te recebê-la no meu cantinho,seja bem vinda, aqui existe o estudo e o respeito por culturas e crenças diversas, porque acima de tudo, por trás de tudo isso, existem seres humanos !!!
    Obrigada, volte sempre!!




    Fernanda, pela sua opinião, e vejo que existe uma discriminação e a falta de abertura para a cultura cigana. Tenho uma pergunta a fazer:
    -Qual sua opinião sobre as tribos indígenas e sua cultura?




    Formiguinha, tenho muito medo de qualquer tipo de discriminação, e sei que esse tema iria assustar muita gente, principalmente pessoas arraigadas a uma sociedade arbitrária e fechada!!
    É LAMENTAVEL, porque conheço sim, ciganos que pagam seus impostos e não são mais nômades!



    Beijinhos Fraternos!!!
    Muita LUZZZZ!!!

    ResponderExcluir
  7. Ahahahaha...queres ver se sou discriminatória!
    Roberta, é muito difícil não discriminar um povo que se discrimina voluntariamente; eles não querem fazer parte da nossa sociedade, apenas colher o que esta tem para lhes oferecer.
    Poderia citar inúmeros exemplos do abuso deles, do medo que causam nas pessoas, porque não seguem as nossas leis e regras.

    Tribos indígenas brasileiras? Sinto uma grande empatia; a minha bisavó era brasileira e pelas fotos suspeito de miscigenação. Herdei um cabelo muito negro e liso, e gosto de pensar que vem dela.

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, de fato existem pessoas que confundem ciganos tradicionais, com pessoas que se dizem "ciganos" e saem por ai fazendo coisas erradas... usando o nome de um povo ( que no qual eles não pertencem).
    Conheço ciganos que respeitam regras, trabalham e pagam seus impostos, são pessoas de bem!!!
    Em toda sociedade existem pessoas que roubam, matam... etc, e não são ciganos, citaria um monte delas...


    Você tem índio no sangue, que bom que admira sua raça,deveria investigar e ver se realmente é uma informação correta e quais mais(raças), estão em seu DNA??!!

    Muita LUZ!!!

    ResponderExcluir
  9. Não Roberta, falo mesmo de ciganos. Cá eles trabalham nas feiras, e mercados, ou então vivem de subsídios do Estado. Ou das duas coisas, na maior parte das vezes.
    Onde eu vivo há um mercado semanal, onde todos os vendedores pagam uma taxa, para ter aí lugar. Excepto os ciganos, que se recusavam a pagar, e não pagavam. Quando a pessoa responsável quis mudar isso, foi agredida por eles; depois disso, tiveram que chamar a polícia para guardar o espaço, e não deixar entrar ciganos, a não ser que pagassem.
    Sei de inúmeros casos destes.
    Claro que há criminosos, irresponsáveis e seres parasitários em todas as raças. Mas quando a numa população há 10% de uma etnia, e desses somente 1% estão integrados e agem conforme as leis dessa sociedade, é sinal que algo de errado há.

    És cigana, Roberta?
    Nunca tinha pensado investigar isso do meu ADN...mas gostei da ideia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Roberta. Estou passando aqui para deixar o meu carinho e retribuir a sua visitinha. Obrigada querida. Um abraço. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Oi, outra vez a Formiguinha:)

    Tem surpresa na Casinha para ti, amiga!

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  12. Namastê!

    Fernanda, seja sempre bem vinda no Blog Luz!!!



    Arione, é um prazer receber você no meu cantinho, e gosto muito do seu, fique sempre a vontade querida!!



    Formiguinha,haha...vi sim a surpresa que tem para mim, amei amiga, gesto carinhoso e amigo!!!
    Obrigada!!!

    Beijinhos para todas!!!
    Muita LUZ!!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5:50 PM

    boa noite eu tenho uma duvida eu sou de familia maia o meu nome nuno maia meu avo diamantino maia, minha mae maria maia, minha avo alice maia sera q sou cigano eu tenho o melhor orgulho se for podes me dizer se sou ou nao como sei se sou ou nao obrigado

    ResponderExcluir
  14. Namastê!

    Olá caro anônimo!

    A origem do sobrenome Maia, vem de Portugal:

    "Maia é o nome de uma planta muito comum em Portugal, considerada por alguns daninha, anteriormente usada na confecção de vassouras. A origem do sobrenome Maia esta ligada a uma região em Portugal do mesmo nome, a região se estendia por quase todo o norte do atual Portugal, hoje Maia e apenas um pequeno município, o nome Maia já era usado pelos habitantes desta região como sobrenome desde antes da própria fundação do país de Portugal, segundo a lenda o primeiro rei português, Dom Afonso Henriques, foi educado junto a família Mendes da Maia, que já governava a antiga região de Maia, na época a região era governada pelo famoso cavaleiro Gonçalo Mendes da Maia, que entrou para historia portuguesa pela sua constante luta contra os mouros. "

    Visite este site e veja o Brasão da nossa familia!
    http://brasaodefamilia.blogspot.com/2009/11/maia-e-o-nome-de-uma-planta-muito-comum.html

    Espero que tenha ajudado!
    Sobre A ORIGEM cigana,teria que saber do seu outro sobrenome ou mesmo este Maia pode ter uma outra história, risos!!!
    Gosto muito deste site, visite:
    http://www.embaixadacigana.com.br/


    Oleeeeee...!!!
    Beijinhos ILUMINADOS!!
    Paz e LUZ!!!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!