quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa!

"Em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera.

Não por acaso, vários desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar algum tipo de planta ou elemento natural.
Em outras situações, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural. Atravessando a Antiguidade, este costume ainda se manteve vivo entre as populações pagãs que habitavam a Europa durante a Idade Média.

Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adoração para Ostera ,
a deusa da Primavera. Em suas representações mais comuns, observamos esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.

Ostara é o festival em homenagem à Deusa Oster, Senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Os membros do coven usam grinaldas, e o altar deve ser enfeitado com flores da época.
É um costume muito antigo colocar ovos pintados no altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação.

A entrada destes símbolos para o conjunto de festividades cristãs aconteceu com a organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. Neste período, os clérigos tinham a expressa preocupação de ampliar o seu número de fiéis por meio da adaptação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão. A partir de então, observaríamos a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano.

Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História.
Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época."(Hum...!)

Páscoa dos Judeus

Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo).
De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos, quando de acordo com a Torá, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.
Páscoa dos Cristãos:
A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

Em outras crenças ...
A cada Lua Cheia é uma grande oportunidade para nos abrirmos e recebermos as energias do signo daquele mês. Cada signo traz qualidades específicas para serem trabalhadas naquele momento e, à medida que fazemos isto conscientemente, vamos crescendo e nos transformando. Quando o Sol está num signo, a Lua está no oposto, e cada um tem seu elemento:
terra, ar, água ou fogo.
A cada Lunação é um momento propício para nos conscientizarmos daquilo que é necessário para ser trabalhado.
Durante o ano celebra-se três importantes Festivais da Lua Cheia, onde a luz é mais intensa e é preciso unir pessoas para ancorar estas energias.
Estes Festivais são momentos muito importantes de serviço planetário.
- Festival da Páscoa (Recebe a luz): Lua Cheia de Áries
- Festival do Wesak (Assimila a Luz): Lua Cheia de Touro
- Festival da Humanidade (Distribui a Luz): Lua Cheia de Gêmeos
Pela tradição céltica da Europa Ocidental, celebra-se quatro Festivais durante o ano. Estes festivais homenageiam Gaia (a Mãe Terra) e a natureza.
São eles:

- PRIMAVERA -------------------- Imbolc (despertar)
- VERÃO ------------------------- Beltane (crescimento)
- OUTONO ----------------------- Lammas (colheita)
- INVERNO ---------------------- Samhain (descanso)
OUTONO E PÁSCOA ----------------------- Março
Abrimos o ano Celebrando a renovação e o renascimento. Momento onde as folhas caem, onde deixamos ir aquilo que não nos serve mais. Época de grandes colheitas, onde os dias voltam a ficar mais curtos e as folhas e frutas, já amadurecidos, começam a cair no chão.

Mais...
São quinze os principais festivais de plenilúnio.
Destes, 12(doze) correspondem aos festivais dos Templos Solares abertos, segundo as casas zodiacais, ocasião em que irradiam os seus "Atributos Divinos". Os outros 3(três) festivais, de maior importância, se constituem no mais elevado ponto do ciclo anual. São celebrados em três meses consecutivos: nos signos de Áries, Touro e Gêmeos e têm como objetivo maior o impulso dirigido à humanidade para a EXPANSAO DO SANTO SER CRÍSTICO que habita cada coração.

Eles acompanham o ciclo de irradiação da Força Trina para a Terra (Azul, Dourada e Rosa), cuja Luz impulsiona, no homem, a manifestação de todos os Dons da Divindade.
O primeiro - Festival da PÁSCOA - é realizado no plenilúnio do signo de Áries, quando a Terra é nutrida pela irradiação DOURADA da Iluminação Divina, provinda do Templo Solar da Sabedoria que unindo-se à Força Cósmica da Ressurreição.


Bom...são muitos os significados para muitos de nós, hã!?
De fato é uma época importante de Renovação, emanar boas energias e meditar...



Fiz um Selinho simples, mas com todo carinho, para comemorar esta data, já que não é possível dar um ovinho de chocotate para todos, hum... este simboliza este ato!!!

Levem com vocês são para todos os amigos do
Blog Luz!!!
Beijinhos, até a volta...!!!



Fonte:
-
Rainer Sousa-Wikipédia
-Fotos no Shopping Tacaruna, Praça de Eventos.


36 comentários:

  1. Lindas e interessantes curiosidades aqui.

    Selinho lindo! beijos,FELIZ PÁSCOA! chica

    ResponderExcluir
  2. Vou levar o Ovo comigo porque sou gulosa! ih ih ih
    Beijos Roberta e Obrigada

    Gosto de estar por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Robertaaaaaaaa, adorei muito o selinho, que lindoooooooooo.
    xeros!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Pascoa querida Roberta

    Beijocas grandes

    ResponderExcluir
  5. Namastê!

    ♥ Chica, acabei de vir do seu céu lindo...Pode levar o selinho, foi feito para todos vocês!!!

    ♥ Ana, risos, eu gosto demais de chocolate, como você também, somos duas gulosas,kkk...

    ♥ Helena, que bom que gostou do selinho querida, foi feito com muito carinho!!!Obrigada!!

    ♥ Comandante Luneta, Tenha dias Luminosos e feitos de muita Paz!!!

    ♥ Gaspas, Nininho manda um au,au carinhoso para você!!

    ♥ Mariana, querida que bom ve-la por aqui!!!


    Que todas tenham uma PÁSCOA MARAVILHOSA!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada minha querida amiga.:)

    Que doçura de selinho!

    Já levei e coloquei na pasta Selos da Casinha.

    E amanhã vou colocar um post mencionando o teu selinho.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  7. Gosto imenso quando escreves posts em que no fundo explicas qual a origem por detrás de determinados usos e costumes. Adorei o post... como já é habitual.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ro, muitas sabedorias que tenho que aprender ainda e hoje aprendi mais.

    Lindoooo o selinho e já estou levando o meu.
    Adoro chocolates.

    Boa Páscoa!
    Xeros

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!

    ♥ Formiguinha minha querida, leve ele é seu também!!! Que bom que gostou!!!


    ♥ Mafalda, isto tudo é histórico!!! Não podemos deixar esquecido!!!


    ♥ Aninha, eu amooooo...chocolates!!! Leve o selinho, leve...


    Beijinhos ILUMINADOS!!!
    Muita Luz e Paz!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida amiga, seu blog está cada vez mais lindo. Desejo que você tenha um final de semana maravilhoso e que tenha uma ecelente páscoa. Fica com Deus. Beijos no seu coração...

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Roberta!!!
    Adoro receber sua visitinha em meu blog...
    Adorei a postagem...
    Tô levando o selinho!!!
    Feliz Páscoa a vc e família.
    Bjos de luz!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    ♥ Arione, obrigada!!!
    Beijo no seu coração!!


    ♥ Ana Dias, seu blog é um presente para todos nós!!!


    FELIZ PÁSCOA para Todas!!!
    Beijinhos ILUMINADOS!!!

    ResponderExcluir
  13. Amei...um mino Rô... Otimo feriado p vc, q essa "Passagem" seja de gde evoluçao e reflexao para cada um de nós....

    ResponderExcluir
  14. Roberta, querida, obrigada pelos comentários q vc deixou em meu blog. Adoro sua visita e sua amizade. Vim buscar o selinho que me ofertaste e te desejar uma ótima Páscoa! Muita paz!

    ResponderExcluir
  15. Querida Roberta, cada vez que venho aqui o seu cantinho está com uma cara nova...sempre mais lindo!
    Adorei o selinho e muito mais sua busca por conhecer todos os significados da páscoa...show de conhecimento!
    Parabéns minha linda, obrigada pelo seu carinho e te desejo uma linda, iluminada e abençoada Páscoa.
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  16. Muita benção e tenha uma Páscoa feliz Roberta!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o selinho, muito lindo!
    Feliz Páscoa para ti, beijos

    ResponderExcluir
  18. Roberta que lindo selo, levo-o com muito gosto :)
    Adorei saber todos esses significados da Páscoa!

    Desejo uma Páscoa muito muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  19. Namastê!

    ♥ Dá, que este momento exista muita reflexão...

    ♥ Denise, seu Blog é um lugar de muitas informações do Bem, amo estar por lá...

    ♥ Rosa, risos, meu cantinho é um mutante, hã!? Risos.
    O visual muda mais a essência é a mesma!!!

    ♥ Tin, Benção Plena!!

    ♥ Jeanne, Feliz Páscoa!!!

    ♥ Maris, existe muita história guardada e ficando esquecida, temos que resgata-las!!


    Beijinhos ILUMINADOS!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei o blog, vim fazer uma visitinha e virei seguidora. Espero em breve vc no meu Mundo!
    Enorme bjo e sucesso!

    ResponderExcluir
  21. Muita boa a postagem e a múisica me renovou!!!!Estou levando o selinho!!!Beijos e um convite para participar da
    PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MEU BLOG,QUE FEZ DOIS ANOS DIA 15.AOS AMIGOS QUE VISITAREM A PARTIR DESTA DATA AO DIA 30/04 ESTAREI SORTEANDO UM LIVRO A ESCOLHA DO GANHADOR,DENTRO DA TEMÁTICA DO SEU BLOG OU NÃO E ENVIAREI PARA QUALQUER CIDADE, NO BRASIL OU NÃO.LIVRO DE VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  22. Querida Roberta, obrigada pelo selinho (já coloquei lá no Blog). É nestas alturas que percebemos como conseguimos fazer bonitas aamizades pela Internet. Sim, porque apesar de não te conhecer pessoalmente, sinto-te como uma amiga.

    Aproveito para te desejar uma excelente Páscoa na companhia de quem mais amas. Tudo de bom para ti.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Minha amiga,

    que aula. Hoje aprendi bem!!!
    Obrigado por compartilhar!!!

    Uma ótima Páscoa, Anjo!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Roberta,


    FELIZ PÁSCOA!

    São de muita luz teus posts!

    Um abraço amiga, Marluce

    ResponderExcluir
  25. AMIGA!
    Desejo a você muita LUZ, ALEGRIAS E PAZ !
    UMA FELIZ PÁSCOA!
    Obrigada pelo selinho, ESTÁ LINDO!!!!!
    BJS TAÍS

    ResponderExcluir
  26. Olá, venho te convidar para a festa dos 1.000 acessos diários no blog http://conscienciaevida.blogspot.com . Hoje temos um convidado especial te esperando por lá.
    Apareça, vamos comemorar juntos!
    Abraços fraternos. :)

    ResponderExcluir
  27. Namastê!

    ♥ Lili, Seja Bem Vinda ao Blog Luz!!!
    Vou visitar seu mundo...vou agorinha...

    ♥ Zilda, que bom que gostou da música!!!
    Obrigada pelo convite, participar, e ter a chance de ganhar um Livro...é bom demais!!!
    Amo os Livros!!!

    ♥ Mafalda minha querida, sinto você como uma amiga...apesar da distãncia, mas isto é apenas um detalhe...quando as enegias estão conectadas em uma mesma vibração!!!

    ♥ Jorge meu amigo querido,Aula??!!
    Não,não...é só um esforço para transmitir um pouco do que sei!!!
    Compartilhei informações...afinal existe uma troca Maravilhosa entre nós!!!


    ♥ Marluce, FELIZ PÁSCOA!!!
    Seu Blog é ILUMINADO!!!


    ♥ Taís, Muita Luzzzzzzzz...


    ♥ Jeanne, 1.000 acessos diários?!
    Que MARAVILHOSO, esta é a prova de que existem pessoas do bem no mundo!!!
    Estou chegando por ai, para participar e COMEMORAR!!!Obaaaaaa...


    Beijinhos ILUMINADOS!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  28. Roberta,
    Viver á Páscoa...
    É ser capaz de mudar,
    É partilhar a vida na esperança,
    É lutar para vencer toda sorte de sofrimento
    É dizer sim ao amor e à vida,
    É investir na fraternidade,
    É lutar por um mundo melhor
    É ajudar mais gente a ser gente,
    É viver em constante libertação,
    É crer na vida que vence a morte."
    Desejo a você uma excelente PÁSCOA.
    Que além de muitos ovos de chocolate,
    VOCÊ possa também renascer e renovar!
    Feliz Páscoa!
    Bjos de luz!!!

    ResponderExcluir
  29. ♥ Amém!!!

    Ana Dias minha amiga!!!
    Quanta coisa linda...
    É isso mesmo Ana:
    "...É viver em constante libertação,
    É crer na vida que vence a morte."

    É o que desejo para Mim (afinal tenho muito para aprender) e para todos, Renascer e Renovar a cada dia!!!

    FELIZ PÁSC♥A!!!
    Beijinhos ILUMINADOS!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi minha irmã...Rs... Vim pegar meu selinho,obrigada, é muito fofo!!!Linda música!!!!!


    Desejo à todos de sua familia, um domingo de Páscoa de muita paz e amor! Que além dos famosos ovinhos, todos recebam as bençãos do Nosso Senhor, força e coragem para recomeçar sempre, num eterno renascimento!

    Sinta-se abraçada agora mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  31. eu tinha lido esse post, mas não tava conseguindo comentar... (coisas do blogger, pra variar rs)
    está excelente, mto bem explicado, os detalhes. pq muita gente nem pára pra pensar o porque do ovo, o que se celebra, etc.

    boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  32. Namastê!

    ♥ Paulinha minha irmã,rs, leve o selinho!!!
    Que bom que gostou...
    Que sua família Tenha as Bençãos de DEUS e os Anjos da LUZ estejam sempre nos caminhos de todos!!!

    Retribuo o abraço, sinta-se correspondida!!!
    Agora mesmo!!


    ♥Alexandre, Seja Sempre Bem Vindo ao Blog Luz, que alegria!!!
    Linda Semana ILUMINADA!!!


    Tenham uma Semana ABENÇOADA!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  33. Roberta, deixei um selinho em meu blog para vc, por achar seu blog muito interessante. Espero q aceite. Muita paz!

    ResponderExcluir
  34. ♥ Olá Denise!

    Obrigada pelo selinho e pelo carinho!!!
    Aceito com muita ALEGRIA!OBRIGADA!!

    Beijinhos Querida!
    Bons Sonhos...

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!