quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bicho-papão existe?


Lógico que não, mas tem muita gente que morria de medo dele quando era criança. Infelizmente, muitas pessoas não avançam na vida por causa da ansiedade e dos medos imaginários.
Resumindo: deixam de viver com medo do bicho-papão que pega gente grande.
O medo imaginário envolve a pessoa e a convida a parar. A ansiedade faz que ela perca o foco e comece a andar descontroladamente em círculos, sem chegar a lugar nenhum.Imagine o que aconteceria se você mergulhasse em um rio com o objetivo de alcançar a outra margem e, na metade do percurso, desse de cara com os olhos esbugalhados de um jacaré vindo na direção oposta. O que faria?
Suas braçadas, antes provavelmente fortes e confiantes, seriam interrompidas de repente, assim como sua respiração. No meio do rio, seus olhos encontrariam os do jacaré e ficariam assim, por segundos intermináveis, à espera de um instante de distração do inimigo.
Nada o convenceria a seguir em frente enquanto aquele monstro de dentes pontiagudos permanecesse ali. Assim é o medo. Ele nos convida a parar e até mesmo voltar atrás. Mas de onde vem esse medo? São as vozes na sua cabeça, dizendo para você que as coisas não vão dar certo.
Muitos familiares e professores vivem repetindo para a criança que as coisas são difíceis e, indiretamente, que ela não vai conseguir realizar seus desejos. Quando essa criança cresce e se torna um adulto, essas mensagens vão para seu inconsciente e continuam a pressioná-la. A pessoa não tem consciência dessas vozes, mas elas ficam criando fantasmas no caminho de seus projetos.
Esse jacaré que você pode estar vendo nada mais é que um pedaço de tronco ligeiramente apodrecido pelo contato prolongado com a água. O medo imaginário é apenas um tronco parecido com um jacaré. Por isso mesmo, você não deve dar-lhe o poder de fazê-lo desistir de seus sonhos.
Quando os jacarés aparecerem em seu caminho, resista à tentação de desistir da sua travessia. Olhe bem para eles e verá que são troncos velhos e inofensivos, incapazes de fazer estrago em sua vida.
Então, você pergunta: “- E a ansiedade?”
A ansiedade é uma agitação provocada pelo medo, que faz a pessoa agir impulsivamente, sem organização e disciplina. Uma pessoa ansiosa costuma lidar com as coisas de maneira precipitada, movimentando-se freneticamente quando deveria manter a calma.
Os filmes de faroeste de antigamente com frequência tinham um episódio no qual um dos personagens, mocinho ou bandido, entrava em um trecho de areia movediça. O bandido se debatia desesperadamente e acabava morrendo. O mocinho, quando era jogado na areia movediça, parava uns minutos para pensar, encontrava uma solução objetiva e escapava.
Ao cair na areia movediça, o pior erro da vítima é o desespero. Quanto mais ela se debater, mais seu corpo afundará. O segredo é controlar a ansiedade e se movimentar o mínimo possível, até que encontre a saída.
Se um trecho de areia movediça aparecer durante sua travessia do mangue, lembre-se de manter a calma e contar até dez. Tenha claro o seu objetivo e mantenha a sua estratégia, que os resultados virão no momento certo.
Nos momentos de pressão, precisamos manter a calma e a determinação.
O medo e a ansiedade são os grandes inimigos da transformação. Causam estagnação ou desvios perigosos e, de uma forma ou de outra, impedem o fluxo natural da vida, afastando você da sua capacidade de crescimento pessoal.
Autor: Roberto Shinyashiki

Hoje estamos às vésperas das festas de São João, feriado:

Todos nós sabemos que espantalho é um boneco que se coloca na plantação para se espantar as aves e os roedores . O casal de espantalho está hoje aqui no Blog Luz, para espantar os medos de TODOS! Você duvida?! Risos!

Desejo a todos:

Um Feriado Maravilhoso!!! Até a volta...


"...Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo..."
Composição: Luiz Gonzaga / José Fernandes






21 comentários:

  1. Olá minha querida!!

    O medo de errar ou tomar caminhos difíceis, muitas vezes nos impedem de progredir.
    Eu não tenho medo, mas sou um bocado ansiosa e procuro controlar isso, por que podemos não temer a caminhada, mas os frutos das nossas decisões só podem ser colhidos na hora certa ;)

    Beijinhos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto.Espantar os monstros e medos é preciso! Lindo feriadão,beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Meus espatalhos e jacarés tem epocas que são uma constante, haja respiração e expiração ,haja meditação para manda-los para longe de mim.
    Realmente eles são fantasmas do dia e da noite que estagnam nossa energia e atravacam nossos caminhos.
    Xô espantalhos e jacarés.
    Xô medos e ansiedades.
    Devemos ficar sempre alertas.

    ResponderExcluir
  4. Namastê!

    ♥ Patricia, o medo é um dos piores venenos da alma!!!

    ♥ Chica, espantar os medos é necessário!!!

    ♥ Remall, eu também tenho jacarés. MAS LUTO CONTRA ELES, estou em alerta!!!
    XÔ JACARÉ! XÔ!


    Tenham um Lindo Feriado na Paz!!!
    Muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Roberta! Adorei sua visita e também gostei demais de conhecer seu blog! Esse texto que você postou é muito bom e confesso que me identifiquei bastante. Sou uma pessoa muito ansiosa e às vezes tenho essa sensação de estar andando em círculos ou me debatendo sem nenhum resultado, quando racionalmente eu até sei o que eu deveria fazer. Mas é horrível quando a gente fica só pensando no quem te que fazer e não começa a agir nunca, né? Essa sensação de inércia, de estar amarrada... Muitas vezes é assim que me sinto, mas espero conseguir superar isso. Bom, mudando de assunto, é muito bom conhecer mais uma blogueira daqui da terrinha. E saber que vc também é amiga de Joanna. Quem sabe um dia também não nos conhecemos? Um bjão e um ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  6. ♥ Olá Ana Carolina!!!

    SEJA BEM VINDA ao Blog LUZ!!! Fique a vontade!!!
    Todos nós temos um certo grau de ansiedade que tem que ser domesticado, rs!!!
    P.S:Temos Joanna como amiga em comum, nós fizemos academia juntas,ela é um amor, rs!!!

    Vamos marcar para que este encontro ocorra, com datas que todas possam ir!!!

    Beijinhos conterrânea!!!
    Tenha um Ótimo Feriado!
    Muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Roberta,
    Realmente temos que tirar o chapéu para o Shinyashiki. Ele é fantástico em suas análises.
    O medo e a ansiedade nos fazem estagnar. Não devemos permitir que sejam nossos companheiros de viagem.
    Ótimo feriado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Os nossos medos são o nosso pior inimigo, mas com consciência, motivação, perseverança e fé conseguimos enfrentá-los e dominá-los. Esse é o grande motor do nosso crescimento interior.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi minha linda um ótimo feriado pra vc também e todos os seus, um beijo no seu lindo coração e um
    lindo finalzinho de semana.bjs.....

    ResponderExcluir
  10. oi Roberta... eu sou bem medrosa. nao se porque... morro de medo de ficar sozinha em casa, kkkk

    bjao

    ResponderExcluir
  11. Oi minha linda...saudades de ti!

    Medo? Ansiedade? Sei bem do que se trata, o difícil é manter esses fantasmas afastados.

    Forte abraço e ótimo feriado!

    Rosa

    ResponderExcluir
  12. Aí, perguntamos, como manter-se sereno em situações complicadas, principalmente. Para mim, tem muito a ver com a impaciência, esta praga que corroi virtudes, ou deixam-na escondidas.

    Grande amiga luz, um ótimo feriadão!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Confesso que, talvez fruto da educação que tive, ainda sinto muitos medos e ansiedades (apesar de me fingir de forte e de os outros nem sequer se aperceberem).

    Estou a tentar fazer diferente com a minha filha, através da educação que lhe dou. E não é que com 3 anos ela é muito mais sociável, aberta e destemida que eu? Acho que o importante é melhorar um pouquinho a cada dia e transmitir isso aos nossos filhos.

    Beijinhos amiga.

    ResponderExcluir
  14. Namastê Roberta! Fiquei super feliz em ver que está me seguindo (já estou por aqui também!). Seu blog é uma delícia, tem tudo o que gosto por aqui!
    Apareça sempre, temos muitas figurinhas pra trocar! Bom fim de semana! Beijo grandão! Vy

    ResponderExcluir
  15. Oi RÔ, acho que vou mandar fazer um espantalho broche e usar pra espantar muitas coisas ruins na minha vida, rs.
    Viva São João Querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. É oi Roberta amada, as vezes deixamos de ser feliz simplismente por medo do desconhecido.
    Amei o texto.
    Bjs e otimo findi semana

    ResponderExcluir
  17. Roberta, adoro os ditos populares, vários deles tem uma sabedoria peculiar. Tem um deles q diz q nada melhor do q uma boa noite de sono antes de tomar uma decisão. Enfim, é necessário parar, respirar, nos tranquilizar e aí sim, tomar uma decisão.
    Seu blog está muito lindo. Parabéns!
    Muita paz!

    ResponderExcluir
  18. Oi Roberta!!! Eu já tive problemas sérios com ansiedade, há uns 17 anos atrás, cheguei a ter Colite Inexpecífica e fiquei muito doente! Hoje, já estou mais controlada e tudo passou!! Já com relação ao medo, acho que o meu é natural, é mais um cuidado mesmo, de quem mora na cidade grande. Medo de assalto, da violência. Mas nada que me impeça de viver!! Ah, só hoje consegui abrir este blog!!! Devido aos problemas no meu blog!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Roberta querida,
    Realmente temos de tirar o chapéu para o Shinyashiki. É um grande pensador, filósofo, e orador. Encanto-me com seus textos. Parabéns pela escolha do tema. Adorei. Obrigada, também, pelo carinho de seu comentário em meu blog.
    Deixo-te um grande beijo e votos de um domingo com muita paz e luz.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!

    ♥ Vera, eu tiro o chapéu para Shinyashiki. Temos que destruir ou amenizar a bagagem e fazer com que a viagem fique mais leve!!!

    ♥ Joana, muitas vezes, o medo, é nosso pior inimigo. O medo e a ansiedade são armas destrutivas.

    ♥ Arione, que todos os Anjos de Luz Estejam em seu caminho, SEMPRE!

    ♥ Adri, depende do medo? O medo é saudável em determinadas situações é um ótimo dispositivo de defesa, quando saudável! Sua casa é isolada? Neste caso eu também teria medo,rs!!!

    ♥ Rosa, desculpe a ausência querida, é o corre, corre da vida!!!
    Xô Fantasma meu, seu, nosso!!!!

    ResponderExcluir
  21. Cont...

    ♥ Jorge, manter a calma em momentos complicados é um DESAFIO! Mas é nestes momentos que temos que exercitar a nossa paciência!!!

    ♥ Mafalda, acho que já comentei essa opinião aqui, mas não me canso em dizer:
    Admiro sua postura de mãe, você para mim é um dos exemplos de mãe dedicada e amorosa, aqui na blogosfera!!!

    ♥ Vy, Namastê!
    Temos muitas coisas para conversar e trocar!!! Seja Muito Bem Vinda ao Blog Luz!!!
    Voltarei com toda certeza em seu cantinho!!!

    ♥ Dricka, risos, gostei da idéia, afinal a magia esta na Fé!!!

    ♥ Alice, o desconhecido para alguns, é motivo de medo, para outros é um ingrediente para o desafio!!!

    ♥ Denise, os ditos populares é sabedoria puraaaaaa....
    Obrigada por sua gentileza!!!

    ♥ Valéria, Graças a DEUS que tudo Passou...!!!
    P.S: Tive muitos problemas com a blogosfera, posters sumiram, comentários desapareceram,etc!!! Aff...um horror!!!

    ♥ Maria, Shinyahike é admirável!!!
    Amo visitar seu cantinho lindo e Iluminado!!!


    Muita Paz e Luz para todos!!!!
    Beijinhos....

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!