quarta-feira, 1 de junho de 2011

Viva Junho!!!


Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, na mitologia romana, Juno é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses.

É representada pelo pavão, sua ave favorita. Íris era sua servente e mensageira. Sua equivalente na mitologia grega é Hera. O sexto mês do ano, junho tem esse nome em sua homenagem.

Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.


setas Real Morais Pictures, Images and Photos Mês dos Namorados Coraçãozinho Pictures, Images and Photos + Coraçãozinho Pictures, Images and Photos = Coraçãozinho Pictures, Images and Photos ...romance...beijo na boca, na testa...hum...rsrs...!!!

Embora tenha uma opinião particular sobre este assunto, acho que dia dos namorados, dia das mães,etc, tem que ser comemorado todos os dias...cultivar o amor, cuidar ...não pode ficar em uma data isolada!

Bom... mas não podemos esquecer que vivemos em um pais capitalista, e isso faz parte dos interesses comerciais,risos!


setas Real Morais Pictures, Images and Photos Também é o mês de comemorar o São João, Forró(arrasta-pé), comidinhas típicas e muitaaaa alegria!!!

Forró é uma festa popular brasileira, de origem nordestina e é a dança praticada nessas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeon—que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 25 de dezembro, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João ".

Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da EuropaDinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes da Grã-Bretanha(especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos,Porto Rico, Brasil e Austrália.


Veja como já era festeira,risos, dançar sempre foi minha alegria!!!

E já fui pequenina..cut,cut, risos!!!

Olha euzinha ai embaixo!!!

Voltando ao assunto...

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

Fonte: Wikipédia
Livros e Escola.

Seja Bem Vindo Junho!

29 comentários:

  1. Olá Roberta
    Aprendi muito sobre junho aqui. Que venham as festas!
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Que coisinha mais cute,cute mesmo! Vc está uma fofa na foto...aff...que capricho na roupinha!Eu tb sempre dançava quadrilha no colégio!!Adorei relembrar!

    Quanta informação neste post amigaaaaaa...Parabéns!

    Um bj enorme minha irmãaaaaaaa...rs

    ResponderExcluir
  3. Tanta coisa legal tem em junho e adorei a foto! Um amor!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. E é o meu mês também!

    Faço anos este mês!! eh eh eh
    E por aqui começa a estação que mais gosto: O Verão!

    Beijos
    Um dia feliz
    VIVA JUNHO

    ResponderExcluir
  5. Namastê!

    ♥ Wanderley, quanta coisa linda existe neste mês, hã!? Amo de paixão!!!

    ♥ Paulinha minha irmãaaaaa...rs!!! Eu era cute, cute, e sempre vaidosa, amava coisinhas femininas, rs!!!Beijinhos!!!

    ♥ Chica, obrigada querida!!! Daqui a pouco vou voar no seu céu!!!

    ♥ Ana, PARABÉNS!!! Que mês lindo para vir ao mundo iluminar!!!
    Verão!! Salve O SOL!!!


    Abraços Fraternais para todos!!!
    Dia ABENÇOADO!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberta,
    Você está uma fofura na foto.
    Adoro o mês de junho e concordo com você a respeito da celebração de datas que deveriam ser todo dia especiais e comemoradas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. ♥ Olá Vera!!!

    Obrigada por suas palavras,rs!
    Sou contra este sensacionalismo de datas comemorativas, mas vendo pelo lado econômico é uma ótima estratégia para aumentar as vendas,rs!!!

    Beijinhos ILUMINADOS!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro o mês de Junho, porque aqui é o mês que marca o inicio do Verão,e com ele vem muita descontração e felicidade, por isso é uma alegria =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida!!

    Junho aqui em casa é um mês especial, meu marido faz aniversário no dia 20 de Junho. Também por esta altura vem chegando o verão, as férias escolares e uma época de muita descontração.

    Ai as festas juninas!! Saudades ...
    Também dancei muita quadrilha, hehehehe...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Roberta, é minha primeira visita vim atraves do blog da amiga Chica, amei tudo, muito lindo seu cantinho. Vou ficar por aqui...rsrs
    Bjs.
    Alice

    ResponderExcluir
  11. Que junho seja doce, lindo e com muitas celebrações calorosas. Beijoos.

    ResponderExcluir
  12. Mes de junho é um mes de festas onde as danças e o cardápio são bem típicos do interior. Atualmente já não se festeja tanto, mas a tradição se mantém.
    Você está muito bem na foto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. oi Roberta, adorei seu post... meu marido pensa como vc... nao existe um dia especial, e q deve-se comemorar tds os dias...

    amo festa junina, amo pinhao...

    bjo

    ResponderExcluir
  14. Roberta,


    Seu post está lindooooooo!
    O mês de junho é especial!

    Que fofa essa fotografia, a pequenina Roberta! rs


    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  15. Oi Roberta!!! Amo junho!!! É o mês do meu aniversário, e da minha sobrinha Alice. Faço no dia 04, ela dia 16. Pra mim, é o melhor mês do ano!!Gosto deste friozinho, do meu cobertor... Vc ficou linda nesta foto!! AS minhas fotos estão lá na minha mãe, senão colocava uma no blog também!!! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  16. Querida, eu também acho junho um dos meses mais charmosos do ano, e pelos mesmos motivos que você citou!!!! E eu simplesmente amei conhecê-la pequenina e de caipira!!!!!
    Pensei que poderíamos lançar um concurso de "A Melhor foto de Blogueira quando era pequena de caipira!!!!!" iria bombar de visitas....rsrsrsrs
    amei a idéia!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  17. Viva e seja bem vindo mesmo!
    De fato são muitas comemorações neste mês como você bem lembrou. Gosto, particularmente, do dia 13 que é dia de Santo Antonio tenho uma eterna dívida com ele. Ah...me lembro das "simpatias" que minhas tias ensinavam eu e minhas primas a fazermos para esse santinho casamenteiro, era muito divertido e não é que a gente via mesmo muitas coisas...kkk
    Adorei o post me trouxe recordações, sem contar que suas informações adicionais sempre nos enriquece ainda mais.
    Ameiiii. Beijos querida e curta muito o místico mês de Junho!
    Inté...

    ResponderExcluir
  18. Que cut cut.... Também tenho foto de festinha junina da escola!
    Junho sempre foi um mês especial pra mim, por conta do meu aniversário dia 24, e este mês será ainda mais especial por ser aniversário/noivado! Beijão Roberta.

    ResponderExcluir
  19. Oi Roberta,
    Sabe o que mais gosto em junho, além do dia 12, é claro:
    "olha fogueira ai,ai
    olha fogueira io, io..."
    Abç com carinho.

    ps.: seu blog é de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  20. Namastê!

    ♥ Maris, verão, sol...as pessoas ficam mais alegres e a descontração vem no pacote,adoroooo!!!

    ♥ Patrícia, eita tem que comemorar mesmoooo...o mês que trouxe o maridão para o mundo e com a união, chegaram as pimentinhas,obaaaaa...!!! Você tem muito para festejar, vamos COMEMORAR!!!

    ♥ Alice, Seja Bem Vinda ao Blog Luz!!!
    Já temos algo muito especial em comum, nossa amiga virtual Chica!!!
    Fique por aqui, vou buscar um chá e vamos conversar muito!!! Sinta-se a vontade!!!

    ♥ Mariana, que SEJA DOCE!!! Beijinhos!!!

    ♥ Elys, aqui no nordeste ainda é muitoooo...festejado!
    Obrigada amigo!!!

    ♥ Adriana, que bom que seu maridão pensa dessa forma!!! Todo dia é BOM DEMAIS,rs!!!

    ♥ Marluce, Obrigada, que bom que gostou do pôster! Eu já fui pequenina,risos!!!

    ♥ Valéria, PARABÉNS, este mês é muito especial mesmo!!! Vá na casa de sua mamy e pegue uma foto sua caipira cut,cut, eu quero ver,risos!!!

    ♥ Sandra, que idéia ótima,risos, a rainha do milho cut,cut virtual,risos!!! Pode contar comigo,rs!!!

    ♥ Rosa, Vivaaaaa...Santo Antônio, tenho muita admiração por este Santo!!!
    É bom voltar ao tempo,hã!? Eu gosto de lembrar das coisas boas!!!
    Inté...

    ♥ Joanna, quero ver sua foto cut,cut!!!
    Aniversário/noivado é especial, vamos FESTEJAR!!! Obaaaaa...

    ♥ Will, Seja Bem Vindo ao Blog Luz!!!
    Vamos pular a fogueira ioiô...rs



    Abraços Fraternais para todos!!!
    Linda noite de bons sonhos...

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, nota 10, gostei muito, pretendo voltar mais vezes.
    PS: to seguindo. boa noite

    ResponderExcluir
  23. "Viva o Santo António;
    Viva o São João;
    Viva o São Pedro
    e a Restauração!"

    Adoro festas populares, principalmente o São João. Comer sardinha assada e broa de milho, delícia.

    Ainda bem que os portugueses levaram tanta coisa boa aí para o seu país Robertinha.:)

    Tu estavas tão linda! Uma autêntica juanina.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  24. Minha foto cut cut de São João tá no orkut ou facebook, você tem algum dos dois? Me manda por e-mail.
    Quanto ao niver/noivado, você está mais do que convidada, o problema é que não farei aqui no Janga (se fosse você viria, né?). Vai ser na casa da minha família lá em Fazenda Nova (depois de Caruaru, onde tem o espetáculo da Paixão de Cristo). Se quiser ir, avisa. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá!!!

    ♥ Junior, Seja Bem Vindo!!! Fique a vontade!!!
    Volte quantas vezes quiser!!!!

    ♥ Formiguinha, broa de milho...hum...delicia!!!
    Obrigada amiga, por suas palavras!!!

    ♥ Joanna,se fosse no Janga eu iria, seria mais fácil chegar!!!
    Mas o lugar que você escolheu é de muito bom gosto, realmente lindo e mágico!!!
    Obrigada pelo convite amiga!!



    Abraços Fraternais para todos!!!
    Paz e Luz!!!!

    ResponderExcluir
  26. Roberta,
    "Com a filha de João, Antonio ia se casar,
    Mas Pedro fugiu com a noiva,
    na hora de ir pro altar...."
    Eita São João danado de bão!!! Eu amo o mês de junho! Mês do amor, das festas juninas, muitas calorias, mas muito sentimento!
    Adorei o post. É sempre bom a gente ficar sabendo das origens das coisas...
    Adoro qdo vc vai me visitar. Beijos com muito carinho!

    ResponderExcluir
  27. ♥Olá Lena!!
    Lá,lá,lá...Antônio ia se casar...lá,lá,rs!!!Adorooooo!!!

    Obrigada querida!!!Ando sumida mais vou retomar as minhas visitas!!
    Eita São João Danado de bão!

    Beijinhos!!!
    Muita Luz!!

    ResponderExcluir
  28. junho, friozinho, mês do aconchego, aquecidos pelo calor do amor!
    bj!

    ResponderExcluir
  29. ♥ Olá Shan-Tinha!

    Hum...friozinho, aquecidos pelo calor do amor!!!
    Adoroooo...

    Beijinhos Querida!!!
    Lindo Fim de Semana "com muito calor", rs!!!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!