sábado, 9 de julho de 2011

Tim Tim!!!

Saúde!!!

O champanhe adquiriu glória no início do século XX, quando se tornou um símbolo da Belle Époque e passou a estar associada ao prestígio social e às comemorações. Porém, desde o final do século XIX ela era reconhecida pelas suas virtudes medicinais. Renomados médicos dessa época a indicavam para má digestão, reumatismos, como diurético, anti-séptico e estimulante, para alegrar o espírito e fortalecer o corpo.

Nos últimos anos a ciência médica tem feito estudos que comprovam os benefícios dessa virtuosa bebida. É bem sabido que o baixo teor alcoólico junto com quantidades apreciáveis de potássio, magnésio e gás carbônico estimula o apetite e melhora a digestão, porque aumenta a produção de enzimas digestivas na boca, estômago e duodeno (porção inicial do intestino).

A sua ação diurética associada a quantidades significativas de potássio e magnésio é muito interessante em uma série de situações clínicas. O efeito anti-reumático ocorre porque substâncias do espumante inibem a enzima que desencadeia o processo inflamatório.

A serotonina é um neurotransmissor que está diminuído no cérebro das pessoas com depressão. A tiramina, que existe em grande quantidade nos vinhos espumantes, é a substância precursora da serotonina. Este é o provável mecanismo do efeito antidepressivo dessa bebida. Médicos da França demonstraram um aumento significativo de serotonina e dopamina (o hormônio da paixão!) no sangue de pessoas que beberam champanhe.

O espumante também tem muito uma substância que age estimulando o sistema límbico, no cérebro, onde está o centro do prazer e da sexualidade. Este neurotransmissor mais a dopamina são, possivelmente, os principais responsáveis por esta nobre bebida ser o afrodisíaco mais usado atualmente.

O champanhe é a mais feminina e majestosa das bebidas. Jeanne-Antoinette Poisson, a Madame de Pompadour, conselheira íntima de Luis XV, foi a mulher mais influente de sua época. Viveu intensamente num momento em que houve grandes avanços na ciência e no pensamento. Grandes cientistas e pensadores seus contemporâneos faziam parte de seu círculo de amizades. Gente como Voltaire, Rousseau e Diderot. Ela, com toda sua perspicácia e inteligência disse: “A champanhe torna as mulheres mais belas e agradáveis”.

Os polifenóis são os responsáveis pela maior parte dos efeitos benéficos dos vinhos tranqüilos. Os vinhos espumantes têm uma quantidade apreciável deles. Por isso os efeitos dos polifenóis para a saúde também têm sido encontrados na champanhe.

Médicos no Reino Unido encontraram um potente efeito protetor para células do cérebro de ratos tratados com extrato de vinho espumante. Este estudo, que teve grande repercussão no meio científico, é muito promissor. Num futuro próximo poderemos ter comprovação de outros importantes efeitos benéficos dos espumantes. Mostraram, também, que a presença de gás carbônico na bebida faz com que a absorção do álcool seja mais rápida. É por isso que vinhos espumantes, mesmo com baixa graduação alcoólica ‘pegam’ mais fácil. É preciso ter cuidado com isso.

Ao levantarmos uma taça de vinho espumante e bradarmos “Saúde!”, estamos expressando uma verdade e não apenas manifestando um desejo.

(Jairo Monson)








Questionário e desafio respondido demoraram, mas foi concluído!!!
Obrigada Helena e Denise, ameiiiiii....
Vá no Mimos do Blog Luz e veja:


7 comentários:

  1. Quantos conhecimentos sobre o tema...Legal! Tin,tin (a essa hora com café,sr)e SAÚDE!!! beijos, ótimo domingo, chica

    ResponderExcluir
  2. Vim só deixar um beijinho!
    Quando eu voltar quero ler tudinho com atenção :)
    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Você acredita que eu não sou fã de champanhe?...e ainda fico brava com meu filho, que diz não gostar de camarão...Haha!

    Muito bom saber sobre a serotonina. Ontem ainda fomos comemorar o aniversário da minha mãe numa cidade aqui perto de SP, na casa do meu primo. Aquelas cidades bem interioranas, pequenas e calmas...pois é, e eu sempre falei e pensei que dessas cidades a depressão deveria passar longe, mas não é que encontrei uma senhora, moradora de lá, que está com depressão? comentava com meu marido que essa tal de depressão está uma loucura, muita gente com essa doença e tomando remédios. Porque será que isso está acontecendo? será que ela sempre existiu e só não se davam nomes ou será o "mal do século" mesmo?

    Um ótimo domingo!
    bjs
    Liz

    ResponderExcluir
  4. Ah meldels que texto maravilhoso!! Rs!! Estou fazendo um Cha de champagne e vou precisar dele!! Eu uso a palavra Tim Tim toda hora com m ... Acho que eh com n Ne, rs!!! Saúde então!!
    Bj
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  5. Namastê!

    ♥ Chica, kkkkk...esta hora é um BOM café, estou com minha xícara deliciosa nas mãos, risos!!!
    Tenha um Bom Dia Querida!!!

    ♥ Maris sumidaaaaa!!! Que bom você por aqui, volte mesmo, volte SEMPRE!!!

    ♥ Lizete, eu amo champanhe, camarão, hum...
    Bem comentado, acho que a depressão é o mal do século, o corre corre desse mundo competitivo, a violência...tudo isso piora a situação!! Eu graças a DEUS, nunca tive, mas tenho familiares que já passaram por isso, e vi de pertinho como é TERRÍVEL a DOENÇA da alma!!!
    Seu comentário final é muito interessante,concordo com você, ela sempre existiu como muitas delas, só não era diagnosticada, como muitas pessoas no tempo da inquisição morreram na fogueira por ter Epilepsia!!!

    ♥ Chará,Seja Bem Vinda ao Blog Luz!!
    Delicia de chá, hum...nunca tomei!!Tim Tim, eu uso as duas formas, rs!
    Como é uma expressão, pode seu usada de várias formas, eu acho! Rs, eu uso Tim Tim ou Tintin, realmente não sei informar qual é correta ou se todas estão corretas mas vamos brindar sempre e desejar saúde a todos!!!


    Tenham Todos um Domingo MARAVILHOSO!!!

    P.S: Se alguém souber qual é a ortografia correta, TIM TIM OU TINTIN etc, favor informar?!

    ResponderExcluir
  6. Roberta,



    Um texto bem sugestivo à saude, ao bem estar!


    (TIM TIM, ou "tim-tim! é assim que se escreve! E O champanhe com "O", não sei o porquê no teu texto está com A!)




    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  7. Olá Marluce!!!

    Obrigada pela informação!!!
    Então é com M ?! Vou corrigir agorinha!!!

    O champanhe: vinho branco espumante, da região de Champanhe, nordeste da França, ou seja, a bebida em si.

    A Champanhe: nome da região nordeste da França. Escreve-se em maiúsculo.

    Obrigada Querida!!!
    Muita Luz!!!!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!