terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escolhas de uma vida

Texto de Pedro Bial

"A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz:

"Nós somos a soma das nossas decisões".

Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.

As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...

Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.

Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.

Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações...."

Dia de Boas Decisões!

11 comentários:

  1. Sempre aparece a hora das escolhas e decisões... Lindo texto! Um ótimo dia,beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Sim, a vida é feita de escolhas certamente, mas acredito que o universo conspira e abre a porta que te vai parecer a mais correcta para entrar, no entanto existem muitas outras ;)

    Beijinhos.
    Patrícia.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Roberta!

    De fato, a vida é fruto de nossas escolhas e suas consequências. Assim como na física, a “lei de causa e efeito” rege o nosso viver.
    Obrigado pela visita e comentário lá no Blog.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida Roberta!

    O teu post de hoje encaixa na perfeição na minha pessoa. A minha vida é o resultado das minhas escolhas. Tive outras opções? Tive! Mas descartei e não liguei aos conselhos que me deram e agora não há nada a fazer. Aprendi com os meus erros mas se calhar voltava a fazer os mesmos porque eu sou assim mesmo só depois de errar é que me arrependo. E agora a história se repete com o meu filho. Será castigo? Ele anda todo confuso em relação aos estudos e pressinto que vai errar nas escolhas que está a fazer e não adianta eu falar e mostrar o meu exemplo porque ele é que sabe. Filho de peixe sabe nadar):

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  5. Namastê!

    Olá Queridos:

    ♥ Chica, vivemos nessa eterna escolha, da coisa mais simples a mais séria e significativa!

    ♥ Patrícia, o universo conspira e nos apresenta a porta mas ela também nos dá o livre-arbítrio, e ai entra a escolha...entrar ou sair?! Rs

    ♥ Antônio, sim...concordo com você!! Obrigada pela presença no Blog Luz!!!

    ♥ Formiguinha, sempre há o que fazer, hã?! Errar faz parte da trajetória humana. Não tenho filhos mas acredito que entre as missões de ser mãe, a mais difícil, é respeitar as escolhas que em nosso imaginário é errado de nossos filhos, orienta-los mas respeita-los em suas decisões!!!


    Tenham Todos Um Lindo Dia!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  6. É tão mais fácil colocar a culpa no destino, na má sorte, nas outras pessoas...do que admití-la!

    Sair da zona de conforto é sempre complicado.

    Beijos, Roberta!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:21 PM

    Oi Roberta,

    Por isso não me canso de frequentar a escolinha da vida. Rs.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Estrelinhas!!!

    ♥ Luna, é fácil é facílimo mas eu não acho correto, risos!!!Vamos ser mais responsaveis pelos nossos atos!!

    ♥ Will, a vida é a minha escola e eu sua eterna aprendiz...

    P.S;As portas vão surgindo a todo momento em nossas vidas, por isso a importância do auto conhecimento ...para que nossos valores e princípios sejam claros e fortalecidos facilitando a escolha da “porta” sem tantos dilemas!

    Beijinhos Iluminados!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ro!!!!!! minha mana querida!!! que saudades!!!
    que bom voltar e vir te ver!!!
    vou dar uma volta ainda aqui pelo blog para ver o que perdi!
    Texto lindo e eu concordo plenamente. Nós colhemos o que plantamos, nada a ver com destino. Nós estamos fazendo, traçando o nosso destino hoje e iremos colher amanhã. Como voce bem disse, tudo nesta vida tem um preço...

    Fico maravilhada como voce sendo tão novinha têm uma forma de ver a vida tão madura. Voce me impressiona.

    Saudades, querida! que bom poder vir te ver!!
    Mil beijos e desejos de muita energia boa pra voce, minha querida amiga!!!
    Liz

    ResponderExcluir
  10. Beta, tudo bem?
    Creio que desenvolver a arte da observação ajuda, e muito, a termos um maior poder de decisão sobre nossa vida.
    Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  11. Namastê!
    Olá amigas...

    ♥ Li, saudadessssss...estou imensamente feliz com sua volta...você faz falta minha irmã querida!!!

    ♥ Cissa,tudo bem querida!E você? Espero que esteja bem!!
    Concordo com você, a observação é um dos pontos principais para melhor resultado, e graças a Deus que podemos mudar os caminhos várias e várias vezes, risos!!!Afinal nós mudamos...

    Beijinhos Querida!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!