quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Perdoar!

Perdoar é entender! Entender o quê? A natureza humana daquele que nos ofendeu e prejudicou. Tem muito a ver com mágoa.
Você sabe o que é mágoa? É aquilo que sentimos quando alguém não correspondeu ao que esperávamos dele(a). Ou mais diretamente, mágoa é quando os outros não são como queremos. Por mais que alguém tenha assumido algum compromisso com você, ele(a) é humano, corruptível e passível de erros. Todos podem falhar, mesmo que não devessem.

Isso os isenta da responsabilidade? Não!

Mas dá pra voltar atrás e mudar as coisas? Também não! Então penso ser melhor pensar preventivamente e entender o modo como os outros funcionam, do que viver esperando que mudem ou que ajam sempre de acordo com o que pensamos ser o comportamento ideal.

O que é perdoar? Perdoar é entender e aceitar os outros como são, com seus limites e imperfeições, pois também nós temos nossos limites, imperfeições.

Então da próxima vez que alguém te magoar, pare e pense: Ele(a) foi apenas ele mesmo, e o que pôde ser de melhor naquela circunstância. Ele não é perfeito e jamais será. Dessa forma você nem precisará “perdoar”, porque ao entender, já não se ofende, e porque entendeu o que se passou no nível mais básico e ao mesmo tempo profundo de entendimento. As pessoas são o que são, nem mais, nem menos.

Errados somos nós que esperamos demais, de nós, da vida, das pessoas, porque um dia nos ensinaram que as coisas deveriam ser de um determinado jeito. Nos mostraram uma ilusão (ou várias), gostamos dela, e agora ficamos bravos e depressivos quando vemos que são apenas ilusões.

E tão importante quanto saber o que é perdoar aprendendo a lidar corretamente com os outros como realmente são, é entender a natureza espiritual do perdão. Quando você segura algo na mente com emoção, esse algo tende a se manifestar. Essa é a essência da Fé. Quando cremos fortemente em algo, esse algo tende a se manifestar. Esse fenômeno também é conhecido como Lei de Atração. São nomes diferentes para o mesmo fenômeno espiritual. O que as pessoas não enxergam é que quando alimentam uma mágoa ou ressentimento, estão “segurando” uma idéia fixa – normalmente negativa – na mente. E o fato de “segurar” algo negativo na mente não só tende a atrair fatos e eventos negativos, como tende a evitar que fatos positivos se manifestem, estagnando suas vidas.

Ou resumindo, assim como você deve manter seu corpo limpo e bem arrumado, igualmente você deve fazer com sua mente e coração. Mantê-los limpos e iluminados, deixando ir quem deve ir, deixando pra trás o que não condiz mais com seu presente, e abrindo-se para novas oportunidades, confiante que elas realmente virão.

Ronaud Pereira

Fonte: http://www.ronaud.com/


19 comentários:

  1. Todos nós gostamos que os outros nos entendam e nos perdoem, mas... quando temos de entender e perdoar os outros tudo nos parece bem mais grave e temos imensa dificuldade em fazê-lo! Não deveria ser assim... ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta, é isso mesmo que penso, quando entendemos que todos tem limitações fica muito mais fácil, até porquê aí não precisamos perdoar nada, tudo fica no seu lugar como deve ser.
    Eu estou em turbulência e vai ser o tema de amanhã no VSE,estou virada no chapéu como dizem rsss e como sou dura na queda a coisa vai ter que funcionar de um jeito ou de outro.
    Nos aceitemos como somos, sem culpas, sempre na franqueza e sendo solidários conosco e com os outros, mas nunca deixando de expôr o que nos vai na alma.
    Beijos e bom dia pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Manter tudo bem limpinho,mente e coração vale mesmo e temos que procurar sempre....beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta,

    perdoar parece uma faxina que fazemos com nós mesmos, independente de quem nos ofendeu, não é mesmo?

    Gostei muito!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi,Roberta!
    Lindo texto, eu estou precisando a aceitar e perdoar principalmente a mim mesma tenho muita dificuldade nisso.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Eita assunto delicado rs
    perdoar ,magoar,amar rimam né?
    não necessariamente nesta ordem . Eu, Roberta prefiro depois de ferida,não tentar modificar a natureza humana, me afasto,respeito e sigo em frente.
    meu beijo e uma tarde de paz

    ResponderExcluir
  7. Complicado né Roberta?
    Perdão, tolerância, compreensão, enfim...sentimentos complicados de gerir, afinal somos imperfeitos por natureza, mas é muito importante exercitar a nossa capacidade de perdoar e ser tolerante com o outro.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Perdoar é divino!!!
    Adorei o novo layout, lindo!!!!
    Xeros pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Olá Estrelinhas...

    Perdoar, verbo lindo não é?!
    Mas as vezes é tão complicado, mesmo sabendo quanto o ser humano é falho. Quando alguém nos feri, doi, e até passar leva um tempinho...eu procuro não guardar raiva nem magoa de ninguém por isso vivo vigiando meus sentimentos!!
    Porém, acumular sentimentos negativos não ajuda em nada!
    Tenho a consciência que muitas vezes erro e sou capaz de ferir, apesar que nunca tenho esta intenção...
    Bom...o importante e sabermos que exercitar o bem e eliminar o que não vale a pena é algo constante e necessário, para que a vida fique mais leve e saudável!!

    Beijinhos Iluminados!!
    Muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Roberta,
    Mágoas e rancores somente servem para desequilibrar nossas emoções, trazendo-nos dores e doenças. O exercício do perdão se faz necessário, por mais difícil que seja esquecer aquilo que nos machucou. Se optarmos por avaliar o grau de evolução daqueles que nos ferem ou feriram será bem mais
    fácil compreender a fraqueza humana.
    "É perdoando que seremos perdoados". Também magoamos e ferimos e o perdão nos faz um bem enorme.
    O texto é excelente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ro, boa noite!
    Fiquei pensando na grandeza desse texto.
    Nem sempre esqueço e vejo por esse lado de ser quem realmente é, mas o tempo sempre me ajuda. Curto espaço de tempo.
    Tudo limpinho.
    Xeros

    ResponderExcluir
  12. OI ROBERTA!
    UM LINDO TEXTO BASEADO, NO RESPEITO QUE DEVEMOS TER COM OS OUTROS E CONOSCO,APRENDENDO TAMBÉM QUE TODOS TEM ALGO A OFERECER,MESMO QUE EM CERTOS MOMENTOS PAREÇA O CONTRÁRIO.
    ABRÇS,
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Robeerta, mais uma vez seu post me faz pensar um pouco...
    o meu de hj foi justamente sobre a decepção com uma amizade antiga, uma traição difícil de perdoar.
    complicado quando durante 19 anos ficamos tentando entender, perdoar, compreender...mas derrepente a ferida é profunda demais e não conseguimos mais "aceitar " o outro com ele é, quando nos doi demais o esperar e não receber.
    vou repensar sobre o acontecido.
    namastê

    ResponderExcluir
  14. Olá Roberta , de tempos em tempos as coisas acontecem assim.. e sempre nos machucamos por mais que já tenhamos essa vivência, a mais dificil das lições deve ser essa , o desapego de quem nos não merecem.
    Gostei do texto, é muito bom para refletir.
    um beijo :*

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Ro! hoje voce postou para mim...
    Sabe que eu perdôo tudo e todos: pai, mãe, marido, irmão, cunhada, cunhado, sogro, sogra, filhos, parentes em geral...mas tenho uma grande dificuldade de perdoar amigos que pisam na bola....tenho este defeito enorme...e ainda estou trabalhando nisto...não consigo mesmo perdoar amigos. Acho que se sou tão leal e sincera, devo receber o mesmo...mas não é assim, né? egoísmo meu, pequenez...
    Hoje mesmo aconteceu algo e estou aqui, muito triste...e não é que entro e leio este post?...
    Estou tão triste...

    Beijos amiga querida...obrigada pela linda partilha...caiu como uma luva...

    ResponderExcluir
  16. Eu precisava ler isso, flor!

    Ontem mesmo, por uma frase dita sem pensar por uma pessoa que gosto, quase ponho em dúvida e em risco uma ligação bonita que está nascendo.

    Ponderei depois, com a cabeça fria e não guardei mágoa, percebi que não passou de um ato falho.

    ;)

    Belo post, como sempre.

    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  17. Oi minha amiga, bom dia!

    Que delicia receber sua visitinha, eu ia mesmo vir aqui... Lógico... Rs... Estava com muita saudades.

    Estou saindo para trabalhar mas tinha que vir te deixar meu abraço de amiga e te agradecer pelo carinho que tens comigo sempre. Obrigada amiga, vc sempre presente com sua calma, suas doces palavras e sua luz!!! Que Deus te ilimine cada vez mais.

    Este blog está um show e adorei ver sua fotinho... Muito lindinha vc!

    Com relação ao seu post, eu já me magoei, muito no passado, agora não mais, pois aprendi as duras penas que vc tem que dar carinho,atenção,ser dedicada ao próximo,sem esperar nadinha em troca! Ninguém é igual a ninguém!!! Porém.... A amizade é uma via de mão dupla e gentileza gera gentileza,então, cedo ou tarde,vc receberá oque deu de volta! Simples assim... Rs

    Aprendi tb que a vida é muito curta pra vc desperdisar seu valioso tempo com pessoas que náo estejam na mesma sintonia que vc... Temos o direito de escolher com quem queremos conviver,seja na vida real ou ate mesmo na virtual!

    Vc é uma pessoa especial e é sempre um prazer trocar idéias e comentários com vc. Seja sempre muito bem vinda ao meu espaço!

    Bjs e até a volta!...rs

    ResponderExcluir
  18. Lindo, perdoar é ser perdoado.Muita paz.

    ResponderExcluir
  19. Perdoar não é apenas entender o próximo, mas amar a si próprio.

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!