terça-feira, 6 de março de 2012

Impulso!

Quem nunca agiu por impulso e se arrependeu depois, que atire a primeira pedra!

A grande maioria das pessoas certamente já fez algo sem pensar e depois, ao cair em si, percebeu que deveria ter agido de modo diferente ou simplesmente não ter feito nada, pelo menos não naquele momento.


Portanto, essa sensação de arrependimento certamente não é privilégio de poucos.

No entanto, você também provavelmente conhece aquele grupo de pessoas (e talvez até faça parte dele) que vive afirmando aos quatro cantos nunca ter se arrependido de nada do que fez! Os mais poéticos, inclusive, arriscam completar com somente do que deixou de fazer.

Respeitando as singularidades e lembrando que não existe um jeito certo e um jeito errado de ser, devo dizer que, particularmente, não acredito que arrepender-se seja ruim ou sinal de falta de personalidade, como este grupo faz parecer. Pelo contrário, penso que denota boa dose de consciência. Demonstra que, se fosse possível, a pessoa teria agido com mais prudência, equilíbrio e coerência.
Bem, mas arrepender-se não basta! É preciso tentar consertar o estrago que você causou. Primeiramente, vale procurar os atingidos e desculpar-se, lembrando que um pedido de desculpa pode ser aceito ou recusado, e você terá de lidar com isso.

E é aí que a situação pode complicar. Quando você magoa ou prejudica alguém que decide não te desculpar, aquele gosto amargo do arrependimento parece teimar em não sair de você. Neste caso, o que fazer?

O fato de você ter deixado claro que se arrependeu é um ótimo começo, mas é, sobretudo, uma baita responsabilidade, porque arrependimento tem de ser sinônimo de aprendizado. Tem de significar que você fará de tudo para não cometer o mesmo erro. Tem de mostrar que você merece uma segunda chance.

De todo modo, ainda assim, o outro pode não conseguir te perdoar. Isso se chama consequência. Tudo o que fazemos na vida nos rende consequências. Umas boas, outras nem tanto. E ingressamos na vida adulta com méritos justamente quando aprendemos a crescer e nos tornar melhores, especialmente com nossos próprios equívocos.

Enfim, arrependimento não conserta o que foi quebrado, não desfaz o que foi feito e não garante que você seja perdoado. Ainda assim, é possível superar a dor que ele causa. É possível transformá-lo em algo bom.
E, acima de tudo,
deve ser um convite ao autoperdão! Até porque se você mesmo não se perdoar, terminará empacado numa espécie de buraco, sem conseguir seguir adiante. Sem conseguir crescer.

Por essas e outras, além de se perdoar, que tal – a partir de agora– ser mais tolerante, gentil e compreensivo diante do erro do outro?


Estou certa de que todos nós só temos a ganhar!

Autoria: Rosana Braga

15 comentários:

  1. Acabei de agir por impulso a poucas horas e tô morrendo de vergonha até agora! Acabei falando sem pensar e detesto isso. É que sou muito pontual e não gosto quando as pessoas não são comigo. Não gosto de agir assim...mas agora já era. rsssss Temos que encarar as coisas com leveza tbm...
    Beijos Roberta! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheila!!

    Quem nunca passou por isso, hã?! Eu já!!!
    Faz parte, caminhamos assim...errando...tentando acertar...e acima de tudo, perdoando aos outros e a nós mesmos!!! Somos falhos, o ser humano é falho mas temos a todo segundo uma chance de recomeçar...!

    Que o vento leve o dissabor...
    Beijinhos Iluminados Querida!!

    ResponderExcluir
  3. Já agi assim e já me arrependi muitas vezes. É próprio do ser-humano. O importante é tentar melhorar e seguir em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mafalda!
      Eu também amiga, estou muitoooo melhor,mas ainda me pego resistindo a um ataque de impulso,risos!! Mas estou me educando!
      Beijinhos Iluminados!!

      Excluir
  4. Li este texto maravilhoso e fiquei aqui a refletir...quantas vezes fiz coisas sem pensar, e depois quase morri de arrependimento! É muito doloroso. Mas se não dermos um jeito de amenizar este sentimento, ele vira culpa. E culpa é bem mais difícil de trabalhar...

    Adorei a leitura, parabéns pelo texto!!

    Tenha uma semana encantadora!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, culpa não é bom e nem servi para nada!!
      Tenha uma Semana Iluminada!!

      Excluir
  5. Arrepender-se é evoluir, mudar comportamentos, refletir, perceber que poseria ter feito melhor ou não ter feito pior, enfim, e perdoar tbém é fazer o bem a nós mesmos antes de tudo, pois qdo perdoamos nos livramos de sentimentos ruins! Adorei! Bjoooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, tudo isso faz parte do processo, hã?! O negocio é seguir..
      Paz e Luz!!

      Excluir
  6. O que a maioria das pessoas ignoram, é que o impulso é um velho hábito de reagir institinvamente às coisas da vida, fatos, situações, sem pensar, sem raciocinar, mas que pode muito bem ser educado.
    Se, antes de reagirmos, cultivássemos o habito de sempre consultar a nossa consciência, sobre se deveríamos, falar ou agir ante certas situações, já seria um bom começo pra educação dos nossos impulsos!

    Gostei da postagem, muito bom pra refletir!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, acredito muito nisso, a educação, o controle...estou trabalhando muito isso na minha vida! Acho que admitir já é um bom começo, o próximo passo é vigiar...

      Beijinhos Querida!
      Muita Luz!!

      Excluir
  7. Excelente e bem certa mensagem.Isso acontece mesmo!beijos,chica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica, e como acontece, hã?! Muitas vezes, mais do que desejamos!!
      Beijinhos Iluminados!!!

      Excluir
  8. Olá! Amei o texto que me fez refletir!Na realidade cada um dá o que pode no momento. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena, Seja Bem Vinda ao Blog Luz!!!
      Vale também o esforço, nê?!
      Não ficar acomodado e dizer: sou assim mesmo!

      Abraços Fraternais!!
      Paz e Luz!!

      Excluir
  9. A vida nos ensina com o tempo, e vamos aprendendo a nos controlar e pensar mais antes de falar ou agir...

    Bjs

    Monica

    http://deliciosarotina.blogspot.com.br

    http://horoscopomonicaburich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!