terça-feira, 29 de maio de 2012

Jeans!

Jeans (português brasileiro) ou calças de ganga (português europeu) é o nome de um tipo de calça. O jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. O nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado por apenas "denim". Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de "genes" pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de "jeans". Levi Strauss foi quem criou o jeans nos Estados Unidos no ano de 1853 para atender garimpeiros da Califórnia. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.
 Peças de jeans são artigos de confecção têxtil destinado ao vestuário que usam como matéria-prima tecidos Denim. O que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloroção azul, que veio só depois, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. Muito populares na atualidade, as calças jeans evoluíram com o tempo e hoje são indispensáveis no mundo da moda. No início foi tudo uma experiência. 
Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade. 


Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho. A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX. O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi Calvin Klein já na década de 1970. Podemos considerar que o grande feito do jeans foi a incluso social do produto, tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul. 
O jeans ganhou outra conotação quando dentro de sua composição foi adicionado o elastano, assim dando o caimento perfeito tão desejado pelas mulheres. E depois a inclusão do algodão com o poliéster e o elastano adicionando à praticidade do jeans o brilho do poliester e o caimento perfeito do elastano. O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância. O estilo de calças rasgadas também é conhecido como "Bear Wear Band".
 É um estilo que visa unir o novo ao velho. A parte frontal da calça passa por um teste de desgaste e depois é unida a parte traseira intacta.
Fonte: Wikipédia
Obs: Hoje existem várias modelagens, cores, lavagens, rasuras, mil detalhes para todos os estilos.
Quando não sei o que vestir, coloco uma calça jeans, uma camiseta, um sapato alto ou baixo e sigo!!! Avanteeee...rs
Adorável invenção!
Beijinhos Blue!

8 comentários:

  1. Olá minha flor, que post mais bacana montou viu, adorei, xeros adocicados para você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Obrigada querida!! Beijinhos Iluminados!!

      Paz e Luz!!

      Excluir
  2. Quem não ama um jeans?? Adorei o seu, e com a sapatilha, ficou luxo!
    bjosss
    Sheyla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheyla, obrigada!
      Adoroooo...jeans! Fica bem em todo mundo!!

      Beijinhos Iluminados!!

      Excluir
  3. Amo jeans! podemos ficar lindas e elegantes com um bom look! excelente post!!! E viva o jeans! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liz!
      EU TAMBÉM, AMO DE PAIXÃO!
      VIVAAAAAAAA...

      Excluir
  4. O que seria de nós se não fosse o jeans?! Gostei muito desse post! Ah, não poderia deixar de dizer que a sapatinha é fofa demais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja Bem-Vinda, Rô!
      Obrigada querida, amo as sapatilhas, elas nos deixam confortáveis e eu simplesmente acho fofas!
      Uso muito salto alto quando quero me sentir elegante, pois sou baixinha!rs..

      Fique sempre a vontade!!
      Paz e Luz!!

      Excluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!