sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cruzar com um Gato Preto é SORTE!

Um gato preto ou gato negro, é um gato doméstico com pelagem de cor escura, muito associado à crenças e superstições. Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com um gato preto é sinal de mau agouro. 

Em outras culturas os gatos dessa cor são reverenciados, estando associados a presença de boa sorte.
Na Pérsia antiga havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, corria-se o risco de estar maltratando um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra. Desse modo, ao prejudicar um gato preto, o homem estaria atingindo a si mesmo.

A relação com as Trevas começou no século XI ( 1001 – 1100), por causa de relatos insistentes de aparições de gatos pretos malignos em locais povoados por Bruxas.
Dai começou a surgir a superstição de que os gatos de cor preta davam azar. Acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e, se o gato era da cor preta, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. 
Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.
No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.(Absurdo!)
Assim, esses gatos foram injustamente acusados de estarem associados a maus espíritos e foram, por isso, queimados juntamente com as pessoas acusadas de Bruxaria. A perseguição à esses animais atingiu seu auge no século XVI, logo no final da Idade Média, na Inglaterra, quando misteriosamente registrou-se um súbito aumento da população felina nas ruas das cidades, fato que foi atribuido à ação de feiticeiras.
Até hoje ainda existe a idéia de que toda bruxa possui um gato preto de estimação, sendo esse animal associado aos mais diversos tipos de sortilégios. É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos animais dessa cor.
Os gatos pretos foram muito referenciados na cultura popular, sendo frequentemente citado em textos e filmes de suspense e terror. Um conto muito popular tratando desse animal é O Gato Preto de Edgar Allan Poe, onde ele responsabiliza o animal por uma série de acontecimentos sobrenaturais presentes na narração.
Fonte: Wikipédia

P.S:Bom...existem muitas lendas, o ser humano "em nome de Deus" já errou absurdamente e desumanamente...mas acredite, um gato preto não é azar para ninguém, ele faz parte da natureza é um ser vivo e deve ser respeitado, conviver com ele é também estar em contato com a natureza e isso é MUITA SORTE e é DIVINO! 

Tenham uma Linda Sexta-Feira 13, Iluminada!!!
Leia mais sobre a sexta 13: Aqui!

8 comentários:

  1. Tadinho dos gatos pretinhos, são vitimas de puro preconceito de ignorantes com essas lendas de azar, na verdade são lindos! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Kellen...preconceito só faz estrago!!
      Beijinhos Iluminados!!!

      Excluir
  2. O ser humano ainda acredita em bobagens, é preconceituoso e medroso... gatos pretos são lindos e merecem ser respeitados como todos os demais seres.
    Bom final de semana luminosa amiga, beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria, é isso mesmo amiga...merecem respeito com qualquer ser!
      Tenha um Lindo Fim de Semana!!!

      Excluir
  3. Confesso que esse preconceito não tenho.

    Achei esclarecedor o texto, Maia.

    ResponderExcluir
  4. Ah! Roberta, o ser que se diz humano suas bobagens e supertições.
    Todos somos feito da mesma matéria, somos o fruto da mesma brilhante e fascinante idéia do Criador.
    A cor ou a espécie nunca deveria ditar o destino

    ResponderExcluir
  5. Logo que comecei o blog eu fiz uma postagem falando sobre o mito existente em torno das bruxas. Vou procurar e depois te dou. Fala mais ou menos a mesma coisa que esse texto. Maravilhoso!! eu ainda não tinha visto este post e fiz o cartão pro Bob! bjinhos pra ele!!
    bjs, doce amiga!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:45 PM

    faz 3anos que quero pegar um gatinho p mim' agora estou gravida de 7 meses ja tenho 3 filhos e nao sou leiga sei os riscos p meu bb sei ezatamente o cuidado k devo tomar! Porem escutei tanta besteira de uma enfermeira k nao tive nem palavras p responder!Ela disse k iriam matar minha gatinha pq gatos sao ladroes matam passaros e um monte de besteira!
    Eu tive meu 1 gato com 3 anos de idade entao da licenca!tive gato coelho tartaruga cachorros galinha e peixinhos rsrsrsrs
    Nao sou uma crianca sou uma mae com 3 filhos! 4 jaja rsrsrs.
    A unica coisa que respondi foi gatos matam passaros mas humamos tbem matam humanos entao???? ela disse k eu era louca e tal e que se eu tivesse juizo jogaria a gatinha de 3 meses na rua srrsrss
    Pq ela nao joga a pqp na rua! Eu peguei a gatinha dentro de uma casa ela deixou a mae dela p vir para minha familia e vou joga la na rua agora. So jesus para nos dar paciencia com pessoas que tem tanto preconceito!
    Isso nao foi apenas preocupacao com meu bebe mas sim um enorme preconceito de uma pessoa catolica e ignorante! falo catolica pq ela disse que neste pais as pessoas catolicas matam gato! doida!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!