sexta-feira, 1 de março de 2013

O autoamor!

A síntese proposta por Jesus, em torno do amor, é das mais belas psicoterapias que se conhece: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Ante a impossibilidade de o homem amar a Deus em plenitude, já que tem dificuldade em conceber o absoluto, realiza o mister, invertendo a ordem do ensinamento,amando-se de início, a fim de desenvolver as aptidões que lhe dormem em latência.

Esforçando-se para adquirir valores iluminativos a cada momento, cresce na direção do amor ao próximo, decorrência natural do autoamor, já que o outro é extensão dele mesmo.

Então, finalmente conquista o amor a Deus, em uma transcendência incomparável, na qual o amor predomina em todas as emoções e é o responsável por todos os atos.

O Espírito Joanna de Ângelis, através da mediunidade de Divaldo Franco, apresenta a necessidade primeira de autoamor, como alavanca fundamental para a conquista de todas as esferas desse sentimento supremo.

Mas, de que forma amar a si mesmo?

O como a si mesmo, da proposta de Jesus, é um imperativo que não deve ser confundido com o egoísmo, ou o egocentrismo.
Amar a si mesmo significa respeito e direito à vida, à felicidade que o indivíduo tem e merece.
Trata-se de um amor preservador da paz, do culto aos hábitos sadios e dos cuidados morais, espirituais e intelectuais para consigo mesmo.
É sempre estar fazendo as melhores escolhas para si mesmo, vendo-se como Espírito imortal, sem nunca deixar de respeitar, obviamente, o bem comum.
Quando escolho amar mais minha família, dedicando-me inteiramente aos relacionamentos, cultivando a paciência e a tolerância, estou amando a mim mesmo.
Quando escolho perdoar e deixar de levar comigo o peso de uma mágoa, estou amando a mim mesmo.
Quando escolho aprender, buscando aprimoramento intelectual nas áreas do conhecimento de meu interesse, estou me autoamando.
Quando me aceito como sou e vejo em minhas imperfeições situações temporárias - uma vez que me esforço para corrigir meus erros - estou amando a mim mesmo.
Quando me dedico, diariamente, ao exame de consciência, à meditação, ao autoconhecimento, estou dando provas de amor a mim mesmo.
São exemplos de atitudes, de pensamentos e sentimentos que elevam nossa autoestima - que é este julgamento que fazemos de nós mesmos - e nos empurram sempre para frente, para a felicidade.
O autoamor proporciona uma visão mais clara de quem se é, do que se deseja e do que não se deseja para si.
É através dele que estabelecemos metas para nossa existência: metas educacionais, familiares, sociais, artísticas, econômicas e espirituais, pensando em nós não apenas agora, mas nos cuidados para com o futuro.
Somos todos importantes. Criaturas únicas no Universo que buscam a felicidade através do aprender a amar: a si, ao outro e a Deus.
Ame a você mesmo... Enquanto é hoje.

Fonte: Redação do Momento Espírita, com base no cap. 13, do livro Amor, imbatível amor, de Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Seja Bem-Vindo Março!!
Ótimo Fim de Semana a Todos!!
Obs: Olá Estrelinhas. O som do Blog Luz deu defeito na página, por essa razão foi retirado até ser resolvido o problema! Obrigada,Beijos!!!

5 comentários:

  1. Precisamos nos amar pra poder melhor amar aos outros. beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chica!!! Tenha um Lindo e Abençoado Fim de Semana!!!!

      Excluir
  2. Um exercício difícil ,mas que o retorno sempre será de bençãos.
    meu beijo roberta um fds de muita paz

    ResponderExcluir
  3. Ando exercitando bons sentimentos por mim.
    Teu post me ajudou neste fortalecimento.
    Obrigada.

    Abç

    ResponderExcluir
  4. Nossa e eu tenho esse livro e ainda não li!
    Ando um pouco afastada dos comentários por cinco principais motivos:
    1-muito envolvida com projetos complexos na vida profissional;
    2-super empolgada com as últimas revisões para o lançamento do site Projetando Pessoas;
    3-volta a rotina das aulas das minhas meninas;
    4-casa em pintura (ufa! e eu sou alérgica ao cheiro de tinta!)
    5-focada no Projeto Março do Blog, Mês da Mulher, uma surpresa por dia, uma Projeção de uma grande mulher por dia!
    Mas sei que vc sabe que eu não te esqueci, que tenho vindo aqui, mesmo sem comentar!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!