terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Aprendendo a receber

Um dos mais importantes aprendizados da vida é saber equilibrar o dar e o receber. A maioria de nós foi condicionada pelo conceito cristão de que a verdadeira virtude consiste em dar, em ajudar o outro, em ser solidário.
É claro que esta é uma qualidade valiosa, mas tão importante quanto ela é saber receber...
 Por incrível que pareça, muitas pessoas não conseguem fazer isto, principalmente, porque possuem uma autoestima baixa e não se consideram merecedoras de amor e atenção.

Então, aceitam doar-se incondicionalmente sem que recebam de volta, na mesma proporção, o respeito e a admiração que devotam ao outro.

Isto acontece principalmente nas relações afetivas, muitas pessoas acabam se devotando ao outro sem limite e este não corresponde na mesma medida ao seu amor.

Tão importante quanto ser capaz de amar é querer e se permitir ser amado, ter a consciência do valor intrínseco que se possui como ser humano, e desejar tudo de bom que a vida tem a oferecer.
Libertar-se da autorrejeição, dedicar a si mesmo amor e compaixão é o passo inicial para que se desenvolva o dom de ser receptivo ao amor. Isto exige despojar-se do medo e abrir-se plenamente para compartilhar o próprio ser.


Autoria: Elisabeth Cavalcante
Imagem: Google

Um comentário:

  1. Oi Roberta, bom dia!
    seu blog sempre lindo e cheio de paz.
    Esse texto é de grande sabedoria e deve ser seguido por todos nós.
    Xeros

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!