quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A Cruz!

"...Quem não toma para si a própria cruz não pode se oferecer a Deus. Certo dia um senhor de mais ou menos 40 anos de idade me disse que nada na vida estava dando certo para ele. Perguntei-lhe sobre seu avô e ele contou que o avô era um homem muito bem sucedido no Nordeste do país, mas suas empresas já haviam falido e se reconstituído diversas vezes. Entendi que este senhor, sem perceber, estava carregando a cruz do avô.
Todos nós costumamos carregar cruzes que não são nossas. Por exemplo, uma mãe que sofre porque depois de ter dado tudo o que podia à filha esta resolve ser cozinheira, está carregando uma cruz que não lhe pertence, e não entendeu que a vida da filha também não lhe pertence, nem que a filha fará o que quiser da sua própria vida.
Das cruzes que carregamos, qual será realmente a nossa? Se carregássemos apenas a nossa cruz poderíamos entender o que Jesus quis dizer quando afirmou que a sua cruz é leve, e o seu fardo é suave. Cada um é capaz de tranquilamente carregar a própria cruz e este é o primeiro convite deste Evangelho. Larguemos as cruzes dos outros!
Quando Jesus nos convidou a largar pai, mãe, irmão, irmã, e tudo o mais, foi para dizer que o que não nos pertence torna-se cruz que não deve ser carregada por nós. Quanto mais quisermos carregar a cruz do outro, mais possessivos nos tornaremos e não o deixaremos viver.
Em nossos relacionamentos o que mais frequentemente pode ser observado é a tentativa de impedirmos uns aos outros de viverem a própria vida e de resolverem seus problemas ao nos intrometermos na vida deles. Acreditamos que sabemos o que é bom para eles e quando não fazem o que achamos que deveriam ter feito, sofremos muito. Não entendemos que esta não é a nossa cruz, mas a nossa burrice.
Deixemos que cada um resolva o seu problema  livremente, que cuide da sua própria vida e que resolva suas situações. Se por acaso alguém nos pedir para que atuemos como o Cireneu, para ajudá-lo a caminhar, que o ajudemos sem ultrapassar a medida de ajudantes. O Cireneu não carregou a cruz de Jesus, ele ofereceu um pequeno apoio para que Jesus a carregasse..."

Fonte: http://blogdofreivicente.com.br/

Um comentário:

  1. Texto interessante. Vou observar se estou carregando só a minha cruz. Muita paz!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!