quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meditação Transcendental

A Meditação Transcendental é uma técnica de meditação.

A meditação não é religião, embora possa ser usada como prática espiritual nas várias religiões.

Um exemplo: defender a vida humana não é religião, embora as religiões possam fazer essa defesa. Ou ainda, adotar uma ou várias normas de comportamento não é religião, embora as religiões possam defender essas mesmas normas.
No caso da meditação, a situação é ainda mais clara. Trata-se de um processo psicofisiológico concreto. Dormir não é religião. Estar desperto não é religião. Sonhar não é religião. Meditar é adotar um procedimento que dá acesso a um estado da mente/corpo, diferente do estar acordado, do dormir ou do sonhar, mas, ainda assim, um estado mental com uma correspondente fisiológica específica – um quarto estado de consciência.
Este é o conhecimento da investigação mais moderna sobre o funcionamento da mente.
Para meditar não é necessário uma igreja ou seita. Ateus, agnósticos ou crentes de qualquer fé podem meditar com o mesmo sucesso, e beneficiar dos efeitos positivos desta prática.

Meditação não é uma prática de grupo isolado, não impõe estilos nem rotinas específicas de vida, não exige mudança de convicções, nem é só para alguns ou para ascetas em reclusão. A meditação é - deve ser - para todos! Desde que se possa pensar, pode-se meditar. Todos podem ter acesso aos benefícios para a vida que a ciência comprova na prática diária da meditação.

A Meditação Transcendental é uma técnica para permitir que a mente se recolha no seu próprio silêncio. Partindo do “barulho”, do “ruído”, dos pensamentos que assolam normalmente a mente, dos “turbilhões da mente”, para chegar à quietude, ao silêncio consciente, à paz interior, à serenidade do Ser. E o corpo aquieta-se quando a mente se aquieta. Ligado de forma indissociável à mente em repouso profundo, também o corpo obtém repouso profundo.
A Meditação Transcendental é, assim, uma técnica de libertação, para chegar à verdadeira liberdade, uma liberdade só possível se for baseada numa consciência plenamente expandida, na utilização plena dos 100 por cento do nosso potencial mental disponível, por oposição à utilização de apenas 5 ou 10 por cento desse potencial, que os psicólogos afirmam ser a média geral da população. A ciência confirma-o, e ignorar a ciência e o estado do conhecimento científico atual neste domínio, como noutros, apenas pode levar ao insucesso e, mesmo, ao desastre.

A MT cria a condição na mente para que, de forma totalmente sem esforço, numa progressão natural na procura de campos de maior felicidade, a percepção marche em direção à fonte do pensamento, aquele estado consciente onde são originados todos os pensamentos e que, em si mesmo, está quieto, sem excitação, em silêncio.
Este é o campo de todas as possibilidades para a mente e para toda a vida que, uma vez experimentado, uma vez estimulado, aumenta o espectro de possibilidades de realização nas várias áreas da nossa vida. Tudo o que é bom para a mente aumenta com a experiência regular do Ser na Meditação Transcendental.

Mais calma e silêncio interior mesmo quando estamos envolvidos na atividade mais exigente, maior inteligência, maior capacidade de dar atenção e de, assim, não desperdiçar oportunidades de realização que vão surgindo na nossa vida, maior capacidade de concentração quer no estudo quer na persecução de objetivos, maior independência de campo e maior invencibilidade face aos desafios exteriores, mais doçura de coração, maior capacidade de amar e de dar, mais capacidade para agir corretamente de forma espontânea evitando os erros que comprometem a nossa realização, a concretização dos nossos desejos, maior felicidade.


Veja mais sobre a Meditação Transcendental :

Bons Sonhos...

9 comentários:

  1. boa dica!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto e útil.Meditar faz sempre bem...beijos,ótimo dia,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Roberta, dá uma olhadinha lá no blog e vê o post da brincadeirinha, achei tão massa.
    xeros pra ti e um dia de muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Ro, venho descobrindo um pouco mais a cada dia o equilíbrio que a meditação proporciona.
    Sou falha, mas faço na medida do possível.
    Aliás, o possível é sempre, eu que sou relapsa.
    Um lindo dia para você.
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Namastê!

    ♥ Mi, vale a pena conferir, existem cursos MARAVILHOSOS!!!

    ♥ Chica, meditar liberta, ADORO!!

    ♥ Helena, vou agorinha passar no seu cantinho...quero participar da brincadeira!!!
    Fuiii...

    ♥ Aninha, hoje a meditação faz parte do meu cotidiano, todos os dias pela manhã cedinho estou meditando, quando não faço, sinto falta!!!


    Abraços Fraternais!!!
    Lindo Dia para Todos!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica* quando estiver de férias tentarei pôr a meditação em prática :)
    Resto de uma boa semana :)

    ResponderExcluir
  7. meditar é a paz suprema.
    estou bem feliz, semana que vem volto para a yoga.
    meditar, relaxar, me encontrar.
    ai que bom !

    ResponderExcluir
  8. Preciso exercitar!
    Que bom que me fez parar para pensar!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!

    ♥ Aileen, tente amiga, vale muitoooo a pena!!!

    ♥ Remall, QUE BOM, MARAVILHA! Noticia ÓTIMA!!!

    ♥ Sandra, é um dos exercicio que não dispenso em minha vida!!!

    Bons Sonhos...
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!