Atena , também conhecida como Palas Atena (Παλλάς Αθηνά) é, na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos.
Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto.
A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática. Também protegeu vários heróis e outras figuras míticas, aparecendo em uma grande quantidade de episódios da mitologia.
Foi uma das deusas mais representadas na arte grega e sua simbologia exerceu profunda influência sobre o pensamento grego, em especial nos conceitos relativos à justiça, à sabedoria e à função civilizadora da cultura e das artes, cujos reflexos são perceptíveis até nos dias de hoje em todo o ocidente.
Sua imagem sofreu várias transformações ao longo dos séculos, incorporando novos atributos, interagindo com novos contextos e influenciando outras figuras simbólicas; foi usada por vários regimes políticos para legitimação de seus princípios, penetrou inclusive na cultura popular, sua intrigante identidade de gênero tem sido de especial apelo para os escritores ligados ao feminismo e à psicologia e, por fim, algumas correntes religiosas contemporâneas voltaram a lhe prestar verdadeiro culto.
Antigamente, segundo informou Heródoto, Atena estava associada ao signo de Capricórnio, porque se acreditava que a sua couraça fora feita com a pele de um bode,mas na astrologia contemporânea a deusa tem servido de motivo temático para outras associações, ainda mais depois de um asteróide com seu nome ter sido incorporado aos planetas na carta astrológica, regendo variavelmente, conforme os autores, aspectos de inteligência, justiça, liberdade, intuição, misericórdia, verdade, valores, organização, competência, estrutura, construção da carreira profissional e integração entre mente e corpo.Tem sido também ligada aos signos de Virgem, por uma relação direta com sua própria virgindade, regendo entre outras coisas aspectos de intelecto, consciência, pureza e inteligência e sua expressão na matéria, e ao de Libra, através de seu atributo da justiça, dando aos nativos um senso de equilíbrio, bom julgamento e harmonia, e a habilidade de entender ambos os lados de uma disputa.Na astrologia esotérica foi considerada regente do signo de Escorpião e dos aspectos de renovação e vitória sobre a morte, no tarô corresponde à carta da Rainha de Espadas,e seus atributos já foram interpretados à luz da ioga em relação e ao controle do pensamento e da respiração.
Nos últimos anos Atena reafirma sua presença na sociedade e na cultura do ocidente dando seu nome a periódicos acadêmicos, centros de saúde, cultura, ciência e arte,a um navio ao asteróide 2 Palas,a uma família de foguetes, ao conjunto de instrumentos científicos das sondas de pesquisa em Marte ao cluster de computadores do MIT ao banco de dados bibliográficos da UNESP a um prêmio de cem mil euros para pesquisa científica patrocinado pela The Netherlands Organisation for Scientific Research a um prêmio de excelência profissional de Pittsburgh,e a um programa da União Européia para financiamento de operações militares,entre muitas outras atribuições.
Fonte: Wikipédia.
Obs: 21 de setembro - Comemoração da deusa Athena,a deusa da Justiça e da Sabedoria!
Olá!
ResponderExcluirVim te visitar também!
Seu blog é lindo!
Morei na Grecia, em Athenas vários anos...
Beijão
Namastê!
ResponderExcluirOlá Marcia!!!
Morou na Grecia?? Que Maravilha, que lindooo...
*Sinta-se a vontade no Blog Luz, Seja muito Bem Vinda!!
Beijinhos Iluminados!!
Paz e Luz!!
que ela venha com toda sua luz e força;
ResponderExcluirpois o mundo vem precisando dos atributos da justiça.
tem desafio e selinho para vc nas letrinhas.
Oi Roberta, excelente tua postagem.
ResponderExcluirPalas Athena é hoje na Fraternidade Branca considera uma "Mestra Ascensa", e integra o grupo dos "Senhores do Carma".
Na mitologia grega esses deuses e deusas assumiram características humanas nas mentes das pessoas por não terem os verdadeiros conhecimentos das coisas espirituais.
Naquela época como hoje também, muitos tendem a idolatria, então atribuem aos deuses coisas que fogem da sua verdadeira realidade, mas enfim... sabemos bem disso rsss
Essa deusa pertence ao 5º raio,o raio verde, da verdade, da justiça, da abundância e da cura.
Obrigada por seu comentário, muito bom poder compartilhar.
Adorei passar por aqui, beijos e uma ótima noite pra ti!
Namastê!
Roberta amada irmã,
ResponderExcluirAdoro sempre saber mais sobre a Mitologia Grega, e aprendemos também com os comentários, como este de nossa amiga Isa Mar, muito interessante.....
Como hoje está vibrando seu espaço com este verde!!!!muita energia!!!!AMEI!!!
Um grande beijo em sua Alma!!!
Lú
p.s.= estou entrando menos na internet, pois estou tendo uns momentos mais meus....mas estarei sempre passando para te ver.....beijosssss
Olá Roberta,
ResponderExcluirMuito interessante!
Justiça e sabedoria é o que buscamos sempre.
Beijos.
boa quinta, beijinhos
ResponderExcluirAthena é tão sedutora, né, Roberta?
ResponderExcluirGostei de saber mais sobre ela. Obrigada por isso.
Beijos e ótimo dia, querida!
Olá Queridos!!
ResponderExcluirAmo de Paixão saber sobre a mitologia Grega, acho sedutora e mágica!
*P.S: Obrigada Isa Mar, por ter acrescentado uma informação rica e necessária!!
Amo este cantinho dos comentários, adoroooo!!!
Obrigada a Todos!!!
Tenham Todos Dias Maravilhosos!!
Paz e Luz!!
Tudo de bom, Atena.
ResponderExcluirLembrei-me daquela música do Chico, que fala de mulheres opostas a Atena do texto:
"Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Despen-se pros maridos, bravos guerreiros
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar o carinho de outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas
Helenas"
Um Abç!
Olá Will!!
ResponderExcluirCitar Chico Buarque é um enorme bom gosto, adoroooo..Chico!!!
"...Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam..."
Muita Luz!!
Amei seu blog!
ResponderExcluirToque profundamente
O âmago da alma
Receba de braços abertos
A sabedoria
Resplandece sua intuição
Na consciência plena
Sem regras
Sem ego
Desperte em si mesmo
A generosidade
Com humildade
Viva com suavidade
Serenidade
Sua viagem
Perceba o mundo
Divino e maravilhoso
À sua volta
Na sua união
Com o Ser
Com o universo
Com o som
Com o todo
OM HARE OM
OM SHANTI SHANTI
OM MANI PADME HUM
NAMASTÊ
VQV!
Bjs e abs iluminados no coração
ET!:) FROM ROBERTA MAIS
07.07.12