quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Código da Inteligência

"É um livro que descreve de maneira instigante, inteligente e, o mais importante, simplificada o complexo processo de formação de pensadores.

Quais códigos foram decifrados por determinadas pessoas que as fizeram sair do rol das comuns e as levaram a expandir o mundo das idéias em matemática, física, filosofia, espiritualidade, política e relações sociais?

Quais os códigos foram decifrados por profissionais que os ajudaram a se destacar no teatro empresarial? Quais códigos foram desenvolvidos por seres humanos que os levaram a ser criativos, solidários, generosos, cativantes e saturados de prazer?
Alguns estudantes decifram determinados códigos da inteligência que os transformam em empreendedores, debatedores de idéias e construtores de conhecimento.
Outros, embora tirem excelentes notas escolares, não os decifram, e tornam-se tímidos e frágeis repetidores de idéias.

Augusto Cury, psiquiatra, pesquisador de psicologia, autor de uma das teorias mais disseminadas sobre o funcionamento da mente e um dos autores de maior sucesso no Brasil, nos desvenda os códigos de inteligência sob o enfoque psicológico, filosófico, psicopedagógico e sociológico. Sua abordagem sobre os oito códigos é desafiador.

Trechinhos do livro para vocês...

"As janelas Killer, pequeníssima área do córtex cerebral, mas nelas estão arquivadas nossos traumas, fantasias, fantasmas, crises, fobias, ciúmes, sentimentos de inveja, baixa auto-estima, timidez, complexo de inferioridade, necessidade neurótica de poder, de controlar os outros, de ser perfeitos..."

mais....

" Todos nós construímos inúmeras zonas de conflitos ao longo do processo de formação da personalidade: desde uma simples fobia até um nojo excessivo por um inseto, desde uma reação impulsiva diante de um filho até uma reação apreensiva diante uma platéia , desde um sentimento de culpa pelo passado até o sentimento de angústia pelo futuro.
Existem em nossa psique fenômenos que se tornaram deuses ou monstros? Reconhecer nossas miserabilidades é um outro código da inteligência. Parece tão fácil falar, mas muitos não tem coragem para reconhecer suas mazelas.

Quem não decifra esse código arrasta suas doenças ao longo de todo traçado de sua história, tem chances mínimas de ser saudável.

...quando deciframos os códigos da inteligência nos tornamos mais flexíveis, tolerantes, inclusivos. Entendemos que mesmo na ciência as verdades científicas podem ter coerência, mas frequentemente não são eternas nem imutáveis. Muitas grandes verdades caem a cada dez anos. Se no campo científico há tanta flutuação, imagine nas relações humanas.

Não há ser humano lúcido que não reaja com estupidez e nem outro tranqüilo que não tenha seus momentos de desespero. Devemos ter consciência de que somos uma massa de seres humanos imperfeitos vivendo em uma sociedade de pessoas imperfeitas. Você vai frustrar as pessoas próximas e elas irão frustra-los.
Por isso, o código da tolerância não é uma opção nas relações humanas, mas uma necessidade insubstituível.
...

Não deveríamos viver uma vida arriscada, radical, irresponsável. Não não é esse código que devemos decifrar. Não devemos correr riscos pelos riscos, colocar nossa vida e a dos outros em riscos, colocar nossa vida e a dos outros em perigo desnecessariamente. Pois a vida é única e espetacular. Cuidar dela carinhosamente e responsavelmente é a tarefa mais nobre de um mortal. Mas devemos saber que realizar sonhos, conquistar pessoas e atingir a excelência profissional impõe riscos diários.

SPA - Síndrome do Pensamento Acelerado.

(...) A SPA não é um estresse corriqueiro e temporário como muitos pensam, é uma exacerbação da construção de pensamentos que gera ansiedade crônica e insatisfação prolongada.

O último lugar em que os alunos querem estar: escola.

O resultado da SPA não poderia ser pior. As crianças e os adolescentes são agitados, ansiosos, insatisfeitos, especialistas em reclamar, não tem paciência, querem tudo na hora, não curtem o ócio, se ficam dez minutos sem fazer nada, se estressam.

Grande parte desses sintomas é produzidas não porque os educadores atuais não colocam limites nas crianças, como muitos pensam. As causas são muito mais profundas e muito mais graves, atingem a ultima fronteira da ciência, as raízes da construção de pensamentos, o inconsciente psíquico. Enfim, está ligada á SPA.

Nada bloqueia tanto a gestão do intelecto como essa síndrome. O “Eu” de adultos e jovens se tornam marionete, um joguete, da ansiedade gerada por ela..."

Vou parar por aqui... porque o meu desejo era transferir o livro para o Blog Luz, risos!!!

Esse poster havia sumido junto com todos os comentários, na época dos problemas com o blogger, Lembram?! Pois bem... observando e mexendo no painel, achei o poster como rascunho!! Sendo assim publiquei novamente!!! Obaaaaa...!!!


Fonte: O código da inteligência - Augusto Cury.



14 comentários:

  1. Todos os textos dele que li são impecáveis e nos passam lições de sabedoria para a vida.
    Fez uma ótima sugestão de leitura, neste post.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Todos os textos dele que li são impecáveis e nos passam grande sabedoria.
    Fez uma ótima indicação, neste post.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Os textos dele são sábios e excelentes. Muito boa a sugestão de seu post.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amiga , estás a deixar-me cada vez mais curiosa acerca deste autor. Nunca li nada dele, apesar de já ter ouvido falar muito sobre ele. Pelo que expões aqui, parece super-interessante. Para além disso, sendo psiquiatra e pesquisador na área da psicologia é alguém que fala com conhecimento de causa (porque há por aí muita auto-ajuda, sem base científica nenhuma). Gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. Augusto Cury é maravilhoso.Lindos trechos e escolhas! beijos,ótimo dia!chica

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Ro.
    Desculpe, nem li o post de hoje, mas passo para deixar meu carinho.
    Depois de dias sem postar no meu bloguito por problemas com o Blogger estou passando ao máximo de blogs para mostrar que estou viva aqui na blogosfera. kkkk
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. Gula literária bateu aqui!

    ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu já li este livro e realmente é muito bem! Bjs flor e tenha um dia iluminado!!! o/

    ResponderExcluir
  9. Oi Roberta, acho que foi transmissão de pensamento rsss
    Eu estou justamente pensando em escrever um texto sobre percepções, pois tenho visto muitas pessoas alienadas a várias coisas que acontecem á sua volta e isso é falta de construir algumas ligações a mais no cérebro, para que essas capacidades sejam desenvolvidas.
    Pelo que vi esse autor aborda isso como códigos, eu aprendi de uma outra forma mas a essência é a mesma, mudam-se só as nomenclaturas.
    Parece ser muito interessante o livro, obrigada por postar pra nós alguns trechos
    Beijos e ótima tarde pra ti!
    Ahh a música tá show, adoro a Enya

    ResponderExcluir
  10. Querida, desculpe essa confusão de comentários, mas é que ontem, tentava, tentava, e nada entrava. Agora, retornei para tentar mais uma vez, e vi o que aconteceu. Problemas do blogger.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Roberta,
    Já li alguns trechos através de mensagens, mas não o livro propriamente. Já estive com ele nas mãos em uma livraria e não comprei, apesar de possuir vários livros do Autor.
    Boa dica ! Vou comprar o livro e saboreá-lo calmamente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Estrelinhas!!

    O Livro é altamente recomendado, eu adorei, tinha ficado muito triste quando o poster havia sumido mas como ele surgiu não poderia deixar de reeditar!

    ♥ Marilene querida, não se preocupe, adoro seus comentários e o blogger esta cheio de problemas...ainda bem que não soprou os mais sérios pelos ventos de cá!!!Amém!

    Beijinhos Iluminados!!!
    Muita Luz!!

    ResponderExcluir
  13. Voce acredita que eu comprei esse livro há um tempo trás para o meu filho ler e nunca imaginei um conteúdo desses. Eu vou ler, com certeza. Gosto muito de pesquisar sobre esses assuntos da mente. Algo que eu já sabia é que ansiedade não é um mero ou simples sentimento ou emoção, é uma doença e precisa ser tratada.
    Ótimo post.
    Beijos amiga querida!! lindo dia!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!