quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Boas Risadas!

Quando foi a última vez que você riu muito - com entusiasmo, gargalhada que de repente pegou você e te deixou fora de controle?

Ou você começou a rir tanto que até esqueceu o que desencadeou, deixando você rir sem motivo?

A ciência moderna está começando a confirmar que este tipo de riso não é apenas agradável, é também uma promoção do bom humor e da boa saúde.

O riso é um tônico revigorante que aumenta e ilumina o humor, suavemente libertando-nos de tensões e os constrangimentos sociais. Humor oferece uma perspectiva valiosa sobre nós mesmos e nosso mundo.

O que nos parece engraçado é geralmente provocado por uma incompatibilidade entre o que esperamos e o que vemos.

O riso é uma afirmação da nossa humanidade, uma forma de expressar as nossas ansiedades, medos e outras emoções escondidas para os outros.

Ele quebra o gelo,aumenta a confiança, e nos une em um estado comum de bem-estar.O humor é a menor distância entre duas pessoas.

Humor pode ser um dos melhores antídotos para as situações estressantes.

Quando confrontados com uma situação ameaçadora, os animais têm duas opções: eles podem fugir, ou eles podem lutar. Nós, seres humanos temos uma terceira alternativa: o riso.

Ao ver o humor em uma situação estressante, pode até ser capaz de mudar a nossa resposta à ameaça. Humor nos permite distanciar e substituir sentimentos paralisantes de ansiedade, com alegria.

Quando rimos, nós simplesmente esquecemos um pouco a situação preocupante, ao mesmo tempo.

O que pesquisas mostram: Um riso pode ser considerado um "jogo interno". Um riso forte provoca nos músculos do rosto, ombros, diafragma, abdômen um bom treino, e às vezes até seus braços e pernas. A freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem temporariamente, a respiração se torna mais rápida e mais profunda, e ocorrem picos de oxigênio em toda a sua corrente sanguínea.
Seus músculos ficam moles e sua pressão arterial pode cair, deixando-o em um estado de euforia . Uma boa risada pode queimar tantas calorias por hora, como um passeio. Durante um bom riso seu cérebro provoca a liberação de picos hormonais que despertam um alerta de alto nível e até a dor pode ser diminuída. Os pesquisadores especulam que o riso provoca a liberação de endorfinas, os opiáceos do cérebro. Isso pode contribuir para o alívio da dor que acompanha o riso.
Em estudos controlados, o humor demonstrou causar redução de dor, diminuir o estresse e até mesmo estimular o funcionamento do sistema imunológico.

Em um estudo, as pessoas ouvindo a vinte minutos um show humorístico eram muito menos sensíveis à dor do que aqueles que ouviam uma palestra acadêmica. O show também bloqueou a dor tão eficazmente como uma fita de relaxamento padrão e ainda foi mais divertido.
Pessoas que usam muito humor são menos propensos a ficar chateadas quando confrontadas com eventos negativos. Em outro estudo, os alunos tinham de resolver problemas de matemática cada vez mais complicados, em silêncio durante a resolução. Depois, eles podiam ouvir fitas de relaxamento, assistir um filme sobre a exploração do rio islandês, ou ver um filme engraçado . O relaxamento e os filmes engraçados reduziram os níveis de estresse . Mas o humor só foi eficaz para as pessoas que costumavam rir muito. O riso precisa ser uma parte regular de sua vida para obter seus benefícios.
Os pesquisadores também descobriram que assistir a uma fita engraçada de shows humorísticos temporariamente aumentaram os níveis de anticorpos na saliva (elas ajudam a nos defender contra infecções, como constipações).

Aqueles que relataram o uso do humor com freqüência como uma maneira de lidar com o estresse tinham níveis basais consistentemente mais elevados destes anticorpos protetores. E, finalmente, as pessoas com um forte senso de humor tendem a não ter a esperada queda na função imune, após a exposição ao stress.

Fonte: http://corpo-saude.wmnett.com.br/

Amigos, não há dúvida.Vamos Sorrir mais!
Beijinhos Sorridentes,risos!!

29 comentários:

  1. Roberta, ameiiii esse texto! Eu amo rir, sabe que quando não estou bem com alguma situação eu costumo ir no youtube e ver esses videos engraçados...tem até um grupo de comédia que chama "Improvavéis" não sei se vc conhece, mas são ótimos e eu sempre rio muitoooo com eles!

    Rir deixa a vida mais leve e nos deixa mais leve tbm ;)

    beijocas com carinho na bochecha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meire!!Conheço os "Improvavéis, risos!! Adorooooo....
      Beijinhos Querida!!

      Excluir
  2. Oi Robertinha:)

    Ainda ontem à noite ri tanto com o meu marido que até me doía a barriga. Ele faz-me rir e muito.
    Adoro rir e faço-o com muita facilidade.
    Quando era nova minha mãe dizia: - Muito riso pouco juízo! Mas acho que rir faz bem!

    Ria muito minha querida porque tristezas não pagam dívidas:)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formiguinha, melhor que sorrir sozinha e sorrir acompanhada!!
      Meu apelido era risadinha, quando era criança!! Hoje ainda sou muito sorridente, rs!!
      Beijinhos!!

      Excluir
  3. Ótimo texto!!!! Escelente informação!!! Vamos rir mais, é o melhor remédio!!

    ResponderExcluir
  4. Claro que vamos sorrir...Isso faz um bem danado!!!beijos sorridentes e praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, oh!! E como faz!!
      Beijos sorridentes e praianos!!

      Excluir
  5. Bom dia e um beijo sorridente prá você também!

    Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, BOM DIA!!
      Muitos sorrisos para sua vida!!

      Excluir
  6. Todos os dias eu sorrio!

    Mesmo com vontade de chorar ...

    Um dia muito feliz
    Beijos e muitos sorrisos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. An@, mesmo nos dias tristes tem aquele momento que podemos sorrir, não é mesmo?!Vamos aproveitar esses momentos!!

      Excluir
  7. Olá Roberta linda.
    Lindo texto,adorei!
    Escuta o que escrevi no meu outro blog,(Divagando...)no
    "Dia do Riso"
    Segundo Aurélio RISO é:
    1- Ato ou efeito de rir.
    2- Alegria, contentamento, satisfação.

    É também uma demonstração que aproxima pessoas, quem consegue sorrir e viver de bom humor só atrai coisas boas para sua vida, tem uma vida mais tranqüila e conseqüentemente mais feliz.
    Para mim o riso é uma forma de levar a vida com positividade e tem mais ninguém é obrigado a agüentar mal humor alheio.
    Se ao acordarmos damos um sorriso para nós mesmos diante do espelho, o dia por certo será mais leve, mas se fizermos o contrário com certeza o dia vai ser um fardo insuportável de carregar.
    Conheço pessoas que não se pode falar nada com elas antes que elas tomem o café da manhã, levantam emburradas e ‘ai ai ai’!
    Eu particularmente acordo sorrindo, não como animador de excursão, mas acordo feliz e quando abro a janela do meu quarto, não importa se está chovendo ou se tem um lindo sol, agradeço a Deus por mais aquela noite que passei e dou um sorriso para Deus.
    É muito bom acordar na manhã da noite passada e ter a chance de ser e fazer feliz as pessoas que estão ao nosso lado aqui na vida real e aqui nasala virtual.
    Ah como é bom, é maravilhoso, eu adoro ser e fazer
    feliz.
    Eu tenho um irmão que era muito mal humorado, eu era menina e lembro bem do que vovô fez, meu avô era muito sábio, ele escreveu num pedaço de papel “SORRIA” e colou em todos os espelhos da casa.
    Eu achei estranho aquilo e perguntei a ele, e ele disse, para seu irmão aprender a sorrir.
    Eu não entendi bem, por que eu era uma criança, mas
    aos poucos o humor do meu irmão foi mudando e ele ficou alegre e feliz,lembro bem e até hoje ele é uma pessoa alegre e feliz.
    Mãos a obra, vamos colar “SORRIA” nos espelhos por aí.
    rsrsrsrsrs
    Quero ser o sorriso para quem precisa de um SORRISO.
    Um abraço e um grande sorriso para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, homem sábio o seu avó!! Adorei seu comentário, Iluminou ainda mais o poster. Obrigada querida, por esse depoimento vindo do coração!!

      "Quero ser o sorriso para quem precisa de um SORRISO."
      Eu também!!!

      Beijinhos Iluminados e Sorridentes!!
      Paz e Luz!!

      Excluir
  8. O riso faz bem a alma. Um belo dia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melo,quando a alma esta feliz o corpo físico agradece!
      Tenha Belos Dias!!!
      Linda Noite!!

      Excluir
  9. Uma boa gargalhada com certeza faz muito bem, além de espantar os maus agouros contagia as pessoas, esse video é fantástico, que possamos rir muito e ter muito mais saude não é mesmo! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellen, Boas Vibrações e muitos sorrisos para todos nós!!
      Que Assim Seja!!

      Excluir
  10. Com toda certeza minha querida, sorrir é algo divino, sempre digo que é um santo remédio rsrsrs... é de graça e eu recomendo muito... que coisinha mais fofa de bebe sorrindo...
    Beijinhos e alegrias a ti amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ValeriaC, sorrir é um santo remédio, concordo plenamente!!!Risos!!
      Amiga, esse comercial é muito fofo, esse baby é uma gracinha, quando ele passa na tv,paro o que estiver fazendo, para ve-lo, risos!!
      Bem Haja!!

      Excluir
  11. Que gostoso de ler a sua postagem hoje amiga, vou sair daqui muitooooo melhor...
    Já ouvi falar da terapia do riso e dizem que faz um bem danado...
    adorei também os comentários e das suas respostas, sabe tenho mania de lê-los também...
    Beijos Floridos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, querida amiga!!
      Que bom saber que o poster do Blog Luz, de alguma forma, iluminou seu dia, fico imensamente FELIZ!!
      P.S:Já ouvi falar da terapia do riso, mas nunca fiz!! Deve ser uma MARAVILHA!!
      *AMO DE PAIXÃO os comentários do Blog Luz e tento ao máximo responde-los a altura, pois acredito que nesse cantinho é onde ocorre toda a magia...lugar onde podemos conversar e trocar idéias!

      Beijinhos Iluminados e Sorridentes!!

      Excluir
  12. Olá Roberta! É um prazer inenarrável,pode sim usar a minha frase,como disse será um prazer.
    Me conta uma coisa,como faz estes 'cartões'?
    Um abraço e fique com Deus sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!!
      Obrigada pela autorização!!Fico muito feliz, quando eu postar, vou de avisar!!!
      P.S: Como eu faço os cartões, vou mandar um email para você, ok?!

      Beijinhos Agradecidos!!
      Paz e Luz!!

      Excluir
  13. Ai minha querida, aqui em casa o que não falta são risos :))
    Meus filhos são mesmo um presente de Deus, por que apesar de muito trabalho, também são eles que motivam as maiores gargalhadas e fazem um bem enorme.

    Beijinho grande!
    Patricia.

    ResponderExcluir
  14. Ro, sorrir é bom demais mesmo.
    E eu sou daquelas que dou gargalhadas. kkkkkk
    E esse bebezinho do vídeo é lindo demais e sua risada é contagiante.
    Boa noite amiga.
    Xeros

    ResponderExcluir
  15. Oi Roberta, faz tempo que nao tenho esse tivo de riso inocente e sem motivos... rsrss. Amei esse comercial. Sei que sorrir faz bem para o corpo e para a alma, mas as vezes a correria é tanta que nos esquecemos até mesmo de sorrir.
    Bjs flor e otima noite.

    ResponderExcluir
  16. Ai que delicia esse bebe rindo
    Roberta esse meu teddy é sim um pimentinha, e como é...
    Bjos e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  17. Sorrir faz tão bemmmmmmmmmm!
    um fim-de-semana luminoso e cheio de alegria! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!