quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Benefícios do Morango.

É difícil encontrar alguém que resista ao aroma e ao sabor do morango 
Essa fruta, que há algumas décadas quase não existia em nosso país, agora pode ser comprada facilmente nas feiras e nos supermercados e ainda é protagonista de produtos industrializados, como sorvetes e sucos, sendo consumida o ano todo.
Além de saborosa, essa delícia também traz diversos benefícios para a saúde e apresenta-se como um excelente ingrediente para compor pratos de dietas. Isso porque possui pectina e fibras solúveis que, ao serem consumidas regularmente, auxiliam na redução do colesterol e evitam a prisão de ventre. 
Mais: a fruta tem poucas calorias - cerca de 36 cal por xícara ou 100 gramas. Quebra- se, portanto, aquele velho pensamento de que só entram receitas "sem graça" em cardápios de emagrecimento.
O alimento também contém potássio, componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos. "Como as pessoas tendem a consumir sódio cada vez mais com alimentos embutidos e industrializados, comer morangos seria uma ótima forma de ingerir potássio para regular o organismo", aconselha a nutricionista Valéria Paschoal, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo. Segundo ela, o sódio em excesso provoca a eliminação do cálcio pelo rim, elevando as chances de uma osteoporose. "Ao consumir alimentos ricos em potássio, é comum sentir o corpo desinchar", revela a especialista.
Por ter coloração vermelha, a fruta entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardíacos.
Outro benefício do morango é contribuir para a multiplicação de células devido ao ácido fólico, nutriente indispensável na gestação por evitar malformações no feto. E como é uma potência de vitamina C - com 58 mg em cada 100 g, praticamente o valor diário necessário para uma pessoa - a fruta tem a importante função de reciclar a vitamina.
 E no organismo contribuir para a produção de colágeno.
Quando evitá-lo ->Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado: 

Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista. 
Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose. Segundo Edson Credídio, médico nutrólogo, de Campinas, por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

Tenham um Dia Delicioso e Saudável!!!

12 comentários:

  1. Uma fruta maravilhosa, linda e ainda com tantas coisas boas! Lindas fotos!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Uma fruta muito gostosa! Pena que se utilizam agrotóxicos no seu cultivo. Sei que não são todos, mas a maioria utiliza. Um ótimo dia, Roberta! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorooo morango, uma fruta linda, saborosa e ainda traz benefícios, agora imagina só, morangos com calda de chocolate rsrsrs...adorooo! Lindas suas fotos.
    Beijinhos, luminosa! Bom dia!
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Roberta... eu adoro morangos!!!
    E adoro o cheiro dos morangos, sobremesas de morango, aroma de morango, sabonete de morango e por aí fora!!! eh eh eh

    Além de que é um fruto bonito :)
    Eu acho!!! eh eh

    Beijinhos
    Um dia muito feliz

    ResponderExcluir
  5. Oii Roberta, minha filha ama morangos, come caixas e caixas sozinha, porém o otorrino dela falou que ela tem que parar de comer, não entendi direito mas ele disse que no caso de problemas como rinite, sinusite etc, não é bom, mas não levei muito a sério e ela continua comendo rsrs, prefiro acreditar nos motivos que vc citou que faz bem! Bjooooosss

    ResponderExcluir
  6. Olá, Maia!

    Sabes mesmo nos deixar com água na boca.

    Morango é coração dos frutos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Você traz boas informações sobre o morango que é um afruta deliciosa.
    Gostei de saber.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Adoro morango!! Não sabia que quem tem pedras nos rins, deve comer com cautela...Mas de vez em quando pode, né?? Quem resiste?

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  9. NOssa não imaginava que morango tivesse potássio. A gente só fala da vit C...rsrsrs
    Ótimo post Rô...
    Olha amiga agora sou minoria aqui em casa. Imagine quando estiverem grandinhos e com o pai forem assistir o futebol pela tv...affff Ou aquela tampa do vaso sanitário sempre levantada... ou aquele tênis encardido no meio da sala...
    Kkkkkkkkk
    Só eu mesmo pra prever o futuro...

    Beijos grandes
    Ü

    ResponderExcluir
  10. oi flor!!! aiih adoro morango rssrs bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Vinda , Renata!!! Morango é uma fruta especial e saborosa!!
      Beijos!! Fique sempre a vontade!!
      Bençãos Plenas!!

      Excluir
  11. Lindo, gostoso e nutritivo, né? Tudo de bom!!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!