quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Instituto Brennand - Área Interna

Continuando nosso passeio, que foi iniciado aquivamos agora explorar um pouquinho a área interna desse lugar lindo!Tive muita dificuldade em selecionar as fotos pois fotografei tudo que chegava aos meus olhos, risos, é muita coisa bela. Adoroooo...

Vem comigo...
Na década de 1990, Brennand decidiu investir o capital resultante da venda de parte de suas fábricas na criação de uma fundação cultural voltada à preservação e exposição de seu acervo.Ainda antes da inauguração do instituto, começou a adquirir obras de arte e objetos relacionados à história do Brasil, sobretudo aos anos de ocupação holandesa da região Nordeste. Em poucos anos, Brennand amealhou um vasto conjunto de pinturas de Frans Post, além de paisagens e retratos seiscentistas, mapas, tapeçarias, moedas,documentos, livros raros e outros objetos referentes a essa temática.

As imagens da paisagem do Nordeste do Brasil no século XVII tiveram grande influência sobre certas artes decorativas, especialmente na tapeçaria. Foram principalmente os desenhos de Albert Eckhout que serviram de base para as famosas tapeçarias das Anciennes e Nouvelles Indes, realizadas pela Manufatura de Gobelins na França durante o século XVII, das quais o Instituto Ricardo Brennand possui quatro exemplares. Elaborada por Alex François Deportes (1661 – 1743) os tapetes aqui expostos foram inspirados em cartelas desenhadas por Albert Eckhout e motivos oriundos das telas de Frans Post. Os seus desenhos originais foram entregues pelo Príncipe João Maurício de Nassau – Siegen ao Rei da França Luis XIV em 1678, dando origem a esta série da Manufatura.
Obs:Uma das tapeçarias da coleção de Brennand, magnífica, gigantesca e Linda!!
A Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand tem como foco a história do Brasil Holandês e foi projetada para abrigar até 100.000 volumes. Atualmente, conta com 20.000 itens, como livros, panfletos, periódicos, partituras, discos, fotografias, álbuns iconográficos e setor de obras raras.O acervo da biblioteca foi formado por meio da aquisição de coleções particulares de acadêmicos e pesquisadores brasileiros dedicados à história do Brasil colonial
O Instituto Ricardo Brennand está sediado em um complexo de edifícios denominado Castelo São João, inspirado no estilo Tudor, com área construída de 77.000 metros quadrados. É uma construção contemporânea, combinada com alguns elementos decorativos originais, tais como uma ponte levadiça, relevos de brasões e um altar em estilo gótico.O complexo engloba o Museu de Armaria, a bilioteca, a pinacoteca, um auditório com capacidade para 120 pessoas, áreas de serviço para os visitantes, reserva técnica e espaços técnico-administrativos
O núcleo de armaria corresponde às origens da coleção Ricardo Brennand. É composto por mais de 3.000 peças, procedentes da Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Espanha, Suécia, Turquia,Índia e Japão, estando entre as maiores coleções do mundo em sua tipologia.
As peças são classificadas em segmentos específicos: armas de caça, guerra (defensivas e ofensivas), proteção pessoal e exibição. Um dos destaques do acervo é o conjunto de 27 armaduras completas (i.e., incluindo escudos, elmos, manoplas, guantes e cotas de malha), produzidas entre os séculos XIV e XVII, além das armaduras para cavalos e cães.
Aos 12 anos de idade ganhou um canivete de seu tio, de mesmo nome Ricardo Brennand, e desde então passou a colecionar armas.
A coleção de arma brancas inclui punhais, estiletes, espadas, bestas, clavas, maças, alabardas,facas e canivetes de origens e formatos variados, abrangendo o período que vai do século XV aos dias de hoje, incluindo-se exemplares decorados com gemas, marfim, chifres, madrepérola, aço e metais. Destacam-se as facas e canivetes de exibição provenientes da tradicional cutelaria britânica Joseph Rodgers & Sons Limited, estabelecida em Sheffield em 1724.
O núcleo de artes visuais é composto por pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, de artistas brasileiros e estrangeiros, datados do século XV em diante.
 A coleção de arte brasileira é majoritariamente formada por paisagens e por um conjunto significativo de brasiliana, com predominância de registros iconográficos relacionados ao atual estado de Pernambuco.Estão representados no acervo artistas como Carlos JuliãoClaude François FortierNicolas-Antoine TaunayJean-Baptiste DebretJohann Moritz RugendasHenri Nicolas VinetEmil BauchNicola Antonio FacchinettiLuís SchlapprizFranz Heinnrich CarlsFranz HagedornGiovanni Battista CastagnetoEliseu ViscontiJerônimo José Telles Júnior e Benedito Calixto, entre outros.

Museu de Cera 
Simulação de julgamento em tribunal francês do século XVII.

Chegamos ao fim do nosso passeio pelo Instituto Brennand.
Espero que tenham sentido um pouquinho da magia desse lugar encantador.Quem não conhece vá visitar e para aqueles que estão de passagem, conhecendo Pernambuco, não deixe de colocar na lista de visitas da cidade.

Obs:Poster relacionado a área externa do Instituto Brennand - Click aqui!

Fonte: Wikipédia
Beijinhos Iluminados!!
Um Belo Fim de Semana!!

10 comentários:

  1. Adorei conhecer através da imagens postadas e da história, um pouco do Instituto Brennand.
    Excelente postage!...
    Muita paz,
    Élys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Élys!!
      Que bom você não ter dito problemas em comentar, aqui no Blog Luz, pois já recebi alguns emails dizendo estar com o mesmo problema que eu!! O Blogger esta doidinho, rs!!

      Bom...fico feliz que tenha gostado do poster, lindo é tudo isso ao vivo!!!

      Beijos Iluminados, amigo!
      Fica com Deus!
      Paz e Luz!!

      Excluir
  2. Pôxa, Maia:

    Que delícia, você compartilhando conosco tanta raridade, beleza e cultura. Nunca duvidei de teu bom gosto. Por falar em bom gosto, as novas cores de teu espaço ficaram tão femininas, muito bacana, parabéns!

    Um abraço dessas bandas daqui!

    ResponderExcluir
  3. Que incrível Roberta...quantas histórias! Obrigada por me levar neste passeio, e com lindas fotos!
    Bjs, te desejo um final de semana perfeito e um ótimo dia na sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Que viagem maravilhosa!! Não conhecia o Instituto, e fiquei maravilhada com tanta coisa linda!! Lindas as fotos, Ro!! Parabéns!!

    Tenha um final de semana de muita luz e paz!!♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga, que lugar majestoso este que vc esta visitando.
    Aprendendo muitas coisas legais e históricas tbm!
    Amei tudo o que vi dentro deste lugar.
    Obrigada por compartilhar conosco...
    Te desejo um ótimo domingo cheio de paz e amor!
    Beijos
    Ü

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, adorei tudo! Muito lindo! Tenha uma linda semana e um bom domingo, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá adorei,lindas imagens.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9:21 AM

    Exelentes imagenes

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!