terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dança Cigana!

Alegre e entusiasmante, a dança cigana encanta!!!

Mais que expressão da cultura de um povo, é um excelente exercício.
Se você foge da academia e não pode nem ouvir falar em musculação, mexa-se de uma forma diferente. Movimentos ímpares e carregados de emoção fazem bem para o corpo e pra mente.
Estudos relatam a origem da dança cigana na Índia. Por serem nômades, os ciganos foram incorporando à dança, ao longo do tempo, elementos e influências de vários lugares. "No século XV chegaram à Andaluzia trazendo batidas de pé e palmas. Por onde passavam, adaptavam-se à forma tradicional da dança local, tornando a dança cigana uma união de muitas nações", explica a professora Mhelani Souza, da Escola de Dança Shiva Nataraj.

Espanhóis, hindus, árabes e russos são alguns dos povos que deram sua contribuição. Cada grupo de ciganos espalhado pelo mundo recebeu influências da cultura do país onde se fixou. Por isso, não espere semelhança quando assistir ao bailado de diferentes clãs, pois a dança de um é completamente diferente da realizada pelo outro. Mas uma coisa não muda: elatem o poder de envolver o coração e a alma de todos os que participam, seja dançando ou assistindo.

Objetos simbólicos

As misturas de culturas são percebidas não só no ritmo, mas nos objetos usados pelos dançarinos. Lenços, echarpes, xales, leques, pandeiros, fitas, flores, punhal, tochas são alguns dos acessórios que dão ainda mais charme aos movimentos corporais. Os elementos costumam ter forte simbolismo e geralmente representam energias da natureza e traduzem mensagens.

As danças do leque, do pandeiro e da echarpe são as mais marcantes. A primeira é pura sedução, a segunda celebra a união - seja de amor ou amizade - e a última anuncia dia de festa. Violinos, sanfonas, pandeiros e violões ritmam as dançarinas que, com saias rodadas, bem coloridas e enfeitadas com muitas bijuterias, esbanjam liberdade em seus movimentos. Sorriso e olhar são outros elementos indispensáveis.

Autoconhecimento através da dança

Para os ciganos a dança é mais que uma expressão e vai muito além da alegria e da sensualidade: é uma atividade física. É possível, com ela, perder calorias em excesso e aumentar a capacidade respiratória. "A dança aumenta a flexibilidade física e mental, o tônus muscular, reeduca a postura e auxilia na coordenação motora", diz a especialista.

Porém, a dança cigana, além de trabalhar esses aspectos, busca integrar a mente ao corpo para que este se torne ainda mais saudável e equilibrado.
De acordo com Mhelani, a dança propicia o autoconhecimento, a conscientização corporal, a sociabilização, despertando a sensualidade e a feminilidade, provocando uma energia de satisfação e poder aumentando a autoestima.

"Aprendi a me conhecer, a me valorizar, a confiar mais em mim, de não ter medo de fazer as coisas, mas ter a certeza que devo fazer as coisas de coração", conta a analista de sistemas Ana Paula Ferrari.

Fonte: Site bolsademulher
Pintura de Pino Daeni.

Assista o video, É UM DOS MEUS PREFERIDOS!!!
Alegre e entusiasmante,quente como o fogo mas leve como um pássaro!

Alegria, Sempre!

13 comentários:

  1. É uma dança belíssima, cheia de charme e sensualidade. Deveríamos nos interessar mais por essa forma de movimentar o corpo. Faz um bem enooorme !!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta!

    Postagem interessante. Boa arte e muita cultura sempre!

    Obrigado por suas visitas e sempre relevantes comentários no A arte da vida.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!!! Que alegria...que lindo vídeo, deu até vontade de dançar rsrsrs...
    Beijinhos e ótima tarde querida...
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. este ritmo mexe com o espírito,é muito forte,muito lindo..me emociono sempre que ouço estas musicas
    beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Nuestro padre! Rsrs

    Adorável esse post.

    Essa dança consegue reunir nos movimentos a poesia da leveza, do fascínio, da alegria, do entusiamos até da sensualidade

    Bravo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta, lindo o vídeo e vc sabe que "amo" a cultura Cigana, inclusive tenho as roupas, da Sarita e Samira irmã dela, da época em que trabalhava na Umbanda, sempre tinha dança e depois os atendimentos, onde eu abria o baralho.
    Agora depois de um tempo estou voltando a dançar, vou começar a fazer aulas, mas de vários tipos de dança, recomendação médica que eu não seguia rsss, pois fiz 2 cirurgias de coluna há muitos anos e tenho platina, a dança é ótima pra fortalecer a musculatura ao redor da coluna.
    Como vê nunca é tarde pra começar a fazer o que gostamos.
    Adorei sua postagem, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Roberta minha Luzzzzz,

    Bom, você já sabe que música faz parte de minha essência.
    AMO música e tenho uma Alma musical, e são todos os rítmos que me tocam, tenho um gosto muito eclético, mas, dança cigana e dança do ventre tem uma magia a mais.....
    Linda e Fascinante postagem, adorei minha irmã.

    Tenhas uma semana muito abençoada!!!
    Um grande beijo em seu coração!!!


    p.s.= Sabe que não é só a dança que ajuda no condicionamento físico e no tônus muscular....domingo fiquei jogando vôlei com meus filhos a tarde inteira, menina do céu, hoje estou sem quase conseguir levantar meus braços, pode?
    Pois é, algumas brincadeiras ao ar livre também ajuda muito.
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Olá Estrelinhas...

    ♥ Marilene,é uma dança cheia de charme e fogo,rs!

    ♥ Antônio,obrigada você por seus comentários no Blog Luz!

    ♥ ValeriaC,Vamos sair dançando querida, risos, vamobora!

    ♥ Yasmine, a dança mexe com a alma ne amiga?!

    ♥ Will, es una danza hermosa y sensualidad.Gracias!rs
    Un Gran beso!

    ♥ Isa Mar,a cultura cigana é mágica!Sou suspeita pois o sangue gitano dança nas minhas veias!

    ♥ Lú Luz,exercicios ao ar livre é fantastico, enquanto a dor depois passa amiga, vamos brincar mais...risos!!

    A Dança Cigana é algo contagiante e vibrante, eu simplesmente adorooooo...e é um ótimo exercício físico!!

    Iluminados Besos!Oleeee...
    Paz y Luz!

    ResponderExcluir
  9. Ciganos, sempre são visto com muito preconceito, discriminação. é porque quem não é cigano tem dificuldade para entender sua cultura... e pagaram mto tempo como bode espiatório pelos males sociais, todo bandido era cigano rs.

    por isso é mto bacana qdo se divulga a beleza da cultura cigana, os valores, a bonita dança, a alegria. um post especial o seu, parabéns Roberta!

    e boas danças e música sempre em seus dias

    ResponderExcluir
  10. A dança cigana é de uma beleza sobrenatural, abraços

    ResponderExcluir
  11. Adoro essa dança, tem uma «vida» espectacular. Recordo-me de gostar muito da música de uma novela brasileira (que não recordo o nome, mas em que uma cigana se apaixonava por um não cigano), até comprei uma cassete (sim, cassete, porque foi há anos). Também tenho um CD dos Gipsy Kings... muito bom!

    Mas dentro de música étnica prefiro a música de origem árabe,ao estilo da novela "O Clone" (comprei o CD, que infelizmente levaram num assalto). Um dia também poderias falar deste género de música.

    Só agora reparei que estou no teu top de comentaristas :) Fiquei orgulhosa por isso, é porque me sinto em casa no teu cantinho.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Olá Estrelinhas...

    ♥ Alexandre, você falou e disse tudo,os ciganos pagaram muito tempo como bode expiatório...em toda cultura extiram pessoas que fazer coisas erradas!

    ♥ Ives,a dança é mágica!!

    ♥ Mafalda,coloquei o dispositivo do top comentaristas como uma forma de agradecimento aos visitantes, como você, enriquecem o Blog Luz com seus comentários!
    O critério para a contagem é a quantidade de comentários publicados!
    P.S:As músicas do clone são lindas, já fiz um poster sobre dança do ventre: http://muitaluz2011.blogspot.com/2011/05/o-rescate.html
    é lindaaaaa!!


    Beijinhos Iluminados!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  13. Mais um post mágico! ciganos são mágicos, embora haja muito preconceito contra eles. Eu admiro a relação deles com a vida, com a sua cultura e com a familia. É lindo.

    Não consegui ver o vídeo, não está rodando. Não sei se é a hora. Depois volto.

    Beijos
    Liz

    ResponderExcluir

♥ Obrigada pelo comentário, sua opinião é muito importante! Beijinhos Iluminados!

Gratidão!

Gratidão!